Apesar de que foi entendido por todos que uma greve é acaba prejudicando tanto o corpo discente como docente, tomou-se clareza da situação das universidades e que a greve é um passo necessário quando não há mais possibilidades de negociação com o governo sobre os rumos da educação. Atentou-se, no entanto, que a pauta de equiparação salarial dos docentes seria apenas uma luta pontual, pois não reflete a precarização das condições de trabalho como um todo, como o produtivismo e a falta de concursos públicos.
Além disso, foi apresentada a discussão sobre a luta e possível greve dos técnico-administrativos, que se faz necessária e que também vá além de uma reposição salarial. Que discuta e apresente o fim das terceirizações, pela realização de concurso público e pela aprovação de uma carreira que permite o crescimento profissional para uma melhor prestação de serviços.
PARALISAÇÃO ESTUDANTIL
Além de ser aprovado o apoio à greve, os estudantes decidiram pela paralisação durante toda a semana a fim de fortalecer a luta e provocar debates dentro da universidade e com a sociedade sobre os rumos da educação. Outra assembleia foi marcada para sexta-feira (24), às 19h30, no mini-auditório, para avaliar a situação da greve e a mobilização estudantil, para decidir eventual continuidade das ações.
ATO UNIFICADO EM CASCAVEL
Para além da greve, os estudantes apresentaram novamente a urgência da necessidade de implantação dos Restaurantes Universitários nos campi. Foi constatada a ineficiência da atual gestão frente à reitoria nessa área, dado que havia sido propagado como prioridade durante a campanha eleitoral do ano passado.
As Assembleias estudantis realizadas nos cinco campi da Unioeste decidiram por uma ação unificada para exigir uma negociação com a reitoria para a implantação da assistência estudantil. Ocorrerá na próxima segunda-feira (27), às 15h, na Reitoria, em Cascavel. Os DCEs estarão mobilizando os estudantes.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Assembleia dos estudantes aprova apoio à greve e decide pela paralisação estudantil
Mais de 230 estudantes da Unioeste/Campus de Toledo decidiram pela manifestação de apoio à greve dos docentes, durante a Assembleia Geral realizada na noite de segunda-feira (20). Além disso, foi aprovada a paralisação dos estudantes durante toda essa semana, no intuito de provocar mobilização, debates e ações frente à situação das Universidades no Paraná. Havia ali estudantes de todos os cursos de graduação e vários de pós-graduação, além de alguns docentes convidados.
Mais lidas
- 1Chemin Du Futur ganha um braço amigo em Toledo
- 2HOESP assume a gestão do Hospital Regional de Toledo
- 3Maio Amarelo: Secretaria da Saúde reforça conscientização sobre impacto de acidentes no SUS
- 4Semana da Conciliação em Toledo busca superar R$ 331 mil em acordos
- 5Fechamento do Hospital Regional de Toledo gera ruptura contratual entre Prefeitura de Toledo e IDEAS
Últimas notícias
- 1Maio Amarelo: Secretaria da Saúde reforça conscientização sobre impacto de acidentes no SUS
- 2Semana da Conciliação em Toledo busca superar R$ 331 mil em acordos
- 3Estudo sobre cheias no Rio Grande do Sul aponta causas do desastre
- 4HOESP assume a gestão do Hospital Regional de Toledo
- 5Chemin Du Futur ganha um braço amigo em Toledo



