Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

TCE esclarece gestores sobre reformulação da contabilidade pública e novo foco patrimonial

Técnicos do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) iniciaram nesta terça-feira (21) em Cascavel um seminário sobre o SIM-AM 2013 (Sistema de Informações Municipais), evento que prossegue até quarta-feira (22/8) no Centro de Convenções e Eventos e que reúne gestores públicos das 52 cidades da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

21/08/2012 - 11:42


De acordo com Edílson Soares Rodrigues, analista de Controle do TCE-PR, a reformulação do SIM-AM, a nova contabilidade pública prevista para ser implementada a partir do ano que vem, resgata o enfoque patrimonial, o que, por si só, motivou a mudança no sistema, que consiste no acompanhamento mensal e que já é utilizado há dez anos por prefeituras, câmaras municipais e demais entidades públicas jurisdicionadas pelo TCE.
Entre as principais mudanças está o novo plano de contas de nível nacional, que engloba o implemento de controles mais adequados voltados à contabilidade pública. “Temos percebido que contadores e servidores públicos já conseguiram assimilar bem as ideias, até porque o TCE não criou nenhuma figura nova, simplesmente estabeleceu critérios diferenciados na maneira de captação dos dados dos quais as entidades já utilizam em seu dia a dia”, esclareceu.
Por sua vez, Edimilson da Silva Mota, também analista de Controle do TCE-PR e lotado na Diretoria de Contas Municipais, explanou sobre temas relacionados a licitações, contratos, folha de pagamento e patrimônio. “O TCE tem procurado informar os gestores sobre as informações que serão captadas a partir de janeiro de 2013, em razão das novas regras da contabilidade pública”, destacou.

Da Assessoria

2web banner 550x250px
550x250px