Para o coordenador estadual de Juventude da Fetaep, Marcos Brambilla, o Encontro é um amplo espaço de debates em torno dos principais enfrentamentos da juventude rural como o acesso a terra, à educação do campo e à geração de trabalho e renda. “Esses três temas irão nortear as nossas discussões que, na sequência, serão elencadas em propostas que farão parte da Carta da Juventude Rural a ser enviada às autoridades nacionais e estaduais e às lideranças políticas do nosso Estado”, comenta Brambilla.
Será por meio dessa Carta, continua Brambilla, que o Movimento Sindical e as demais entidades envolvidas – Emater e Seab – esperam apresentar as proposições da juventude rural para a administração pública, buscando construir um Brasil rural com gente feliz e satisfeita. “A Fetaep deseja firmar esse espaço de debates no calendário de todos os envolvidos para que a cada dois anos os jovens do interior sejam ouvidos durante o Encontro da Juventude”, afirma.
Segundo ele, o Paraná possui uma juventude rural já qualificada e com vontade de trabalhar. “Resta-nos agora ouvi-los para trabalharmos com mais chances de acertos e com os olhos voltados ao futuro e às necessidades mais urgentes”, salienta. Os participantes do 1º Encontro Estadual da Juventude Rural do Paraná foram eleitos nas etapas regionais dos Encontros da Juventude.
Da Assessoria
GERAL
Juventude rural se reúne no litoral paranaense em busca de um campo mais igualitário
De 22 a 24 de agosto, cerca de 300 jovens oriundos do meio rural paranaense estarão reunidos durante o 1º Encontro Estadual da Juventude Rural do Paraná debatendo temas como sucessão rural, educação do campo, acesso à terra, trabalho e renda. O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e pelo Instituto Emater, visa promover e fortalecer a organização da juventude rural em busca de um campo mais igualitário e com mais qualidade de vida. O encontro acontecerá em Pontal do Paraná (PR), nas instalações da Associação Banestado.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade