Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Mostra de Teatro começa nesta quarta com cinco sessões

Começa nesta quarta-feira, 22, no Teatro Municipal de Toledo, a 4ª Mostra de Teatro, com o espetáculo, Alice no País das Maravilhas (veja box), destinado ao público infantil. Serão duas sessões, às 9h30 e às 14h30, com acesso livre. A Mostra de Teatro vai reunir no palco, de 22 a 26 de agosto, cerca de 120 artistas integrantes de grupos de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Foz do Iguaçu, além de dois espetáculos convidados de São Paulo.

21/08/2012 - 14:54


“Será uma oportunidade dos artistas mostrarem os seus talentos, além de incentivar a troca de experiências”, comenta a diretora do Departamento de Cultura, Cátia Barbosa.
O evento já está tornando-se uma tradição em Toledo e serve também para incentivar a formação de platéia para espetáculos teatrais.
Ao todo, durante o período, serão 16 espetáculos teatrais. Destes somente o espetáculo Tamo junto, - stand up comedy, com Marco Luque, será pago. O ingresso custa R$ 63,00 inteira e R$ 33,00 meia. A programação é variada e destinada a diferentes públicos. “Queremos aproveitar o público das escolas, creches e também os estudantes de Toledo e de outras cidades que estão participando dos Jogos Escolares do Paraná, em Toledo. Diversas escolas e creches estão reservando ingressos para os diferentes espetáculos.

Confira a seguir a programação e sinopse dos espetáculos:

Quarta –Feira Dia 22 De Agosto
9h30 e 14h30 – Peça: “Alice no País das Maravilhas” – Grupo: Vem Vento Produções Artísticas (São Paulo) - Classificação Livre
A peça é do grupo paulista Vem Vento Produções Artísticas, fundado em 2001 com o propósito de criar espetáculos com dinâmica e didática interativa. A Cia já desenvolveu projetos em mais de 50 municípios de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, com os espetáculos O que o Vento Sopra, Chapeuzinho Vermelho e atualmente o Alice no País das Maravilhas.
O sonoplasta e iluminador do grupo, Rafael Martins, acredita que é essencial trabalhar a imaginação da criança. “Alice não só um divertido espetáculo, mas também uma espécie de treinamento voltado à criança, que através de jogos sensoriais proposto pelas personagens e uma trilha sonora envolvente, as crianças vão reproduzindo as cenas e compondo a história”, comenta o artista.
Ele afirma que a intenção é tornar o espetáculo uma ferramenta na mão do educador, para dar a ele um leque de possibilidades e realizar uma atividade extracurricular: “ir ao teatro deixa de ser apenas um passeio e torna-se uma aula complementar”, explica Rafael.

20h – Peça: “Loucomunicação” – Grupo: Insanos Pela Cena (Núcleo de Pesquisa e Encenação Teatral de Toledo) – Classificação 12 anos
O espetáculo constitui-se de três textos diferenciados, mas que tratam do mesmo tema: “A tentativa de comunicação no mundo moderno”. Para alguns desavisados a comunicação atualmente aparenta um maior desenvolvimento, pelo fator tecnológico tão em evidência atualmente. No entanto, percebemos em textos mais antigos, que o ser humano está cada vez mais solitário e compartimentado em seu próprio mundo.
No primeiro texto “A Dez Mia do Cortex Cerebral”, o autor não esclarece logo a que vieram os personagens. Sendo eles um “contador” que ouve músicas no interior de sua cabeça e que dança em situações no mínimo inusitadas, e a enfermeira que tenta entender exatamente esta acontecendo?
O segundo texto trata da tentativa desesperada de comunicação entre uma paciente e sua psicóloga. Ele acaba revelando a total incapacidade de entendimento entre as duas personagens. No terceiro texto, “telemarketing”, de maneira engraçada, mas não menos crítica, ficam explícitas algumas situações surreais, que estamos sujeitos. Um mundo que se propõe a ser mais cada vez prático nos leva a uma total falta de entendimento.
Integram o elenco Devanir Pereira, Evlim Barboza, Karina Alves Soares, Bruna Pappis e Nilia Kelly. A direção cênica é de Meyre Gonçalves e a sonoplastia de Eriki Marlon dos Santos.

20h40 – Intervenção Artística do Circo Ático de Toledo

20h50 – Peça: “Arriba Muchachos” – Grupo: Put’s (Toledo) – Classificação 14 anos
Arriba Muchachos é uma paródia das novelas mexicanas exibidas no Brasil. Com muito humor conta a história do romance proibido entre Sandra Roda Macarena e Pedrito Miguelito. Sandra é uma jovem humilde que trabalha de doméstica na casa dos Dell’ariba, desde pequena. Ela é apaixonada pelo patrão, Pedrito, mas ele foi mandado para um colégio interno ainda quando criança para os dois não ficarem juntos. Pedrito retorna já adulto, mas sua avó, Soraia Mercedez, quer que ele case com Rogéria Carmem, para unir os Dell’ariba com a família Sandiego. Mas a volta de Pedrito provoca algumas revelações que poderá mudar radicalmente a vida dos Dell’ariba e de Sandra Roda Macarena.
O Grupo Put's de Teatro é formado por colegas de teatro interessados em obter mais experiência no palco. O texto, a interpretação e a produção é resultado do trabalho conjunto do grupo, que se dispôs a fazer uma peça inédita, criativa e inovadora.
Elenco: Rosiany Favareto; Michel Becker; Maria Cristina de Castro; Paulo Kruger; Wagner Lima; Jennifer Teixeira; Ariana Previatti e Aline Fernandes.
Texto: Aline Fernandes
Iluminação: Ivan Júnior Peron
Sonoplastia: Aline Fernandes

Quinta-feira – 23/08
20h - Peça “Nós Dois” – Grupo: Amadores Cia de Teatro (Toledo) – Classificação 14 anos
Até onde o ciúmes e o orgulho podem chegar em um relacionamento? A peça “Nós Dois” mostra a vida de um jovem casal, Juliane e Lucas, que passa por uma crise no terceiro ano de casamento. As brigas por pequenas coisas, os ciúmes, o distanciamento, a falta de diálogo dos dois personagens tomam conta do palco. Depois de perceber que o casamento já não está mais dando certo, Juliane sugere a separação e é neste momento que os olhos do casal começam a se abrir para os fatos. Nem tudo é drama, as lembranças fazem parte da reflexão sobre a vida presente e o amor entre os dois. Mas, será que o amor entre eles é mais forte que o orgulho que impede que voltem atrás? Com um pouco de comédia e realidade a comédia romântica “Nós Dois” leva o público, de forma divertida, a refletir sobre seus relacionamentos, sejam eles de amor ou apenas de amizade.
Espetáculo Teatral: Nós Dois
Gênero: Comédia Romântica
Texto: Denise Soares
Direção Geral: Márcio Franz (Formiga)
Elenco: Bruna Strelin e Márcio Franz (Formiga)
Produção Geral: Os Amadores Cia de Teatro.

20h40 – Perdidos No Palco – Grupo de Teatro do Protejo (Toledo) – Classificação 14 anos
A história que todos conhecem, contada de um jeito nunca visto. Nessa encenação do conto bíblico não existe Jingle Bells e nem anjos tocando trombetas, apenas o nascimento de Cristo. Sendo contado de uma maneira divertida, a partir do ponto de vista de uma mãe não muito interessada na magia da história. A peça é uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, que foi modificado com o tempo devido ao apelo consumista em nossa sociedade.
O Grupo de Teatro Perdidos no Palco é formado por ex-alunos do Protejo, que decidiram continuar com as aulas de teatro depois do fim do projeto. Com direção de Aline Fernandes, os ensaios acontecem no Centro da Juventude. O grupo, ainda amador, busca aprimorar os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
Elenco: Matheus Soares; Aline Fernandes; Dhyonatan da Silva; Dara de Almeida; Vanessa Pereira; Inez Cardoso Santos; Daniele Luciene e Karine Silva.
Direção e texto: Aline Fernandes

21h – Peça “Faces da Vida” – Esquetes Teatrais – Grupo Amadores Cia de Teatro (Toledo) – Classificação 14 anos
Sempre que paramos para tentar analisar o que temos feito da vida, se a temos aproveitado ao máximo, se foi uma vida com mais acertos do que erros, e se as pessoas que fazem parte dela, realmente merecem estar ali, nos deparamos com várias dúvidas: E aí, tudo está saindo como o planejado? É isso mesmo que esperei e imaginei que seria? O que eu poderia ter feito ou deixado de fazer?
O espetáculo Faces da Vida traz diferentes situações que nos mostram diversas maneiras de encarar a vida. Distintos personagens são apresentados, de forma cômica, trágica e dramática, fazendo com que os espectadores reflitam sobre o próprio estilo de vida.
Elenco: Beatriz Baron Rocha; Cleiton Santos da Silva; Daiane Seibert; Dárlet da Silva Marques; Dayane Lorrany; Dayane Moz; Everton Plínio; Gabriela Araujo Fornari; Gabriela Zavan do Vale; Jackison Roberto dos Santos Pinheiro Junior; Leandro Rui Barbosa e Taynara Munique.
Direção: Bruno Cavalli
Apoio: Os Amadores Cia de Teatro.

Sexta- Feira Dia 24 De Agosto
14h30 - Peça: “Sonho de uma Noite de Verão” – Grupo de Teatro Trapos e Farrapos de Palotina – Classificação Livre
A história se passa numa floresta encantada onde repousa uma bela princesa. O rei que habita a floresta se encanta pela beleza da princesa deixando sua rainha com muito ciúme. A rainha então decide se vingar enfeitiçando a moça fazendo com que ela se apaixone pelo primeiro ser que ela avista.
Coordenação e direção: Luciana Ferreira
Elenco: Amanda, Felix, Isa G, Jenifer, Tauani, Débora, Nayla, Gabrielle, Julia, Isabela, Geriel, Diogo, Karine, André, Milena, Juliana, Camilly, Letícia, Caio, Renata, Ana Beatriz, Pedro.

15h – Poema: E Agora José – Ator: Mateus Gentil de Palotina – Classificação Livre
O poema exprime os questionamentos sobre a vida, um balanço de uma vida inteira de um homem que se encontra solitário.
Ator: Mateus Gentil

15h10 – Circo da Alegria – Classificação Livre

20h – Peça: “A Historia da Mulher” – Grupo Viva Idade da Unimed de Toledo – Classificação Livre
O Grupo de Teatro Viva a Idade da Unimed, traz como tema da sua última montagem o feminismo, as lutas pelo reconhecimento dos direitos da mulher e outros aspectos históricos desta batalha, travada a duras penas.
Em uma narrativa bem humorada, o grupo de teatro da Unimed, vem contar fatos históricos sobre a luta da mulher através dos tempos em busca do reconhecimento de seus direitos e a liberdade atualmente conquistada. A partir de Eva, depois a mulher pré-histórica, passando pelas agruras do século XIX. Chegamos aos anos setenta, onde as lutas pelos direitos da mulher foram intensas chegando aos dias atuais, mostrando que muito foi conquistado, no entanto a luta continua e ainda a muito a ser conquistado.        
De uma forma leve tocamos em um tema que não pode ser esquecido: A ascensão social feminina, que foi marcada através dos tempos por suor e lágrimas. Para tratar desse assunto preferimos o tom da comédia pra contar a nossa história, fazendo graça de situações que poderiam ser dramáticas.
Coordenação Geral: Jane Brezolim
Texto e direção: Meyre Gonçalves
Figurinos: Marta Guder
Sonoplastia: Kely
Elenco: Hilda Hubert, Silvia da Silva Fontes, Irani Rodrigues do Vale, Sinilda Locatellli Lima, Vilma Van Helden, Gabriela Zavan do Valle, Izabelle Letícia, Amanda Barilli e Yara Caroline.

20h40min – Grupo Desekenow  Iaveh – Classificação 12 anos

Sábado 25 De Agosto
20h30 – Peça – “Tamo Junto” – Stand Up Comedy - Marco Luque – Classificação 14 Anos. Valor: R$ 33,00 meia / R$ 63,00 inteira
Antes de fazer sucesso no espetáculo Terça Insana e de estourar na televisão no humorístico CQC, Marco Luque queria ser e foi um ator dramático, que nem pensava em fazer comédia. Ele mesmo lembra que buscava outro lado, fazia cursos, como o da preparadora de elencos, Fátima Toledo.
Fez peças cult como Quando as Máquinas Param, texto de Plínio Marcos, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, mas também atuou como monitor de acampamento, animador de festa infantil, caricaturista e palhaço - e antes disso tudo foi jogador de futebol. Mas ele admite que sempre foi muito divertido e acabou concluindo que o caminho natural era a comédia, e que sua missão é de divertir e de levar alegria para todo mundo.
Com realização da Prime, Marco Luque retorna a Curitiba para apresentar o espetáculo “Tamo Junto!”, nos próximos dias 24 de agosto, no Grande Auditório do Teatro Positivo (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 22 horas. Sucesso de público e crítica, “Tamo Junto!” foi eleito pelo público como melhor comédia Stand Up de 2009 pelo Guia da Folha, do jornal Folha de São Paulo. O espetáculo ficou em cartaz durante oito meses na capital paulista e viajou por mais 70 cidades em todo o Brasil sempre com sessões lotadas. Mais de 500.000 pessoas já assistiram ao show de humor.
Em “Tamo Junto!”, Luque realiza sua primeira experiência de stand up comedy, apresentando-se sem personagens, acompanhado apenas de um pedestal de microfone. “Não uso figurinos, adereços, nem efeitos sonoros, nem faço humor de caracterização. Vou desenvolver assuntos do cotidiano, abordar relações entre homens e mulheres e contar histórias da minha vida. Tem um roteiro que eu sigo, mas existe a possibilidade de criar”, comenta. “Tem sido muito legal, o stand up interrompe a quarta parede, mantenho contato direto com a platéia, às vezes rola de alguém subir no palco, mas não acontece de pagarem mico, não gosto disso”, diz ele.
Para Luque, sua grande escola humorística foi o espetáculo Terça Insana, em que criou personagens populares como o Motoboy, Silas Simplesmente e Mary Help.

Domingo 26 De Agosto
16h – Peça: “Os Irmãos Green e a Vingança da Bruxa” – Grupo de Teatro Vida É Sonho de Foz do Iguaçu – Classificação Livre
Era uma vez há muitos anos atrás em um reino muito distante, dois irmãos muito pobres, muito diferentes entre si, e que não se entendiam. Enquanto um se preocupava em trabalhar e garantir o sustento do lar, o outro era um sonhador e contador de histórias. Até que um dia, foram atraídos para uma floresta onde enfrentarão suas diferenças, valores e ideais e passarão pela maior aventura de suas vidas: a vingança da Bruxa!!!
O espetáculo propõe uma análise sobre valores morais, sociais, diferenças, através de uma discussão direta entre o elenco e o público, após a conclusão da peça.

19h – Peça: “Genesis” – Grupo de Teatro Vida É Sonho de Foz do Iguaçu – Classificação 14 Anos
Elenco formado por mais de 20 atores, inseridos no processo de leitura contemporânea de mitos e tragédias gregas. Experimento artístico com o coro, criação de performances e personagens no trabalho coletivo.  Investigação dos textos gregos como fonte para debates de questões morais da vida humana, conflitos entre leis divinas e leis humanas; dentro da teoria do conhecimento. Repleto de ação, movimentos, emoções em profundidade! A Cia Vida é Sonho se propõe a trazer para o público ideias e conceitos perpetuados através dos tempos que se mostram, ainda hoje, vivos e atuais.


20h – Peça “Advocacia Segundo Os Irmãos Marx” – Grupo de Teatro de Marechal Cândido Rondon – Classificação 14 Anos
O espetáculo teatral Advocacia Segundo Os Irmãos Marx conta a história de Yasmin, uma incompetente e corrupta advogada. Buscando sempre formas de se dar bem por meio dos outros, ela se cerca de assistentes golpistas e preguiçosos para aprontar. Escrito por Bernardo Jablonski, os quadros têm inspiração nos textos dos Irmãos Marx, especialistas em denunciar as mesquinharias de todo dia com muito humor e ironia.
O texto possui adaptação e direção de Alexandre Helfer. O elenco é formado por atores da Escola de Artes da Secretaria Municipal de Cultura de Marechal Cândido Rondon. Integram o grupo Talita Schweig, Shaieny Cardoso, Alexandre Hoffmann,Regina Weirich, Rafaela Roesler, Douglas Fritzen, Luciani Hellmann, Ana Carolina Meotti, Camila Reckziegel, Laísa Vier, Stefani Lipert, Waleska Müller Barão, Rafaeli Felipe Frantz, Juliet Armanje, Mayara Santos

Da Assessoria - Toledo

550x250px
Sem nome %28550 x 250 mm%29