Todos os anos, equipes de Toledo representam a cidade na competição, que é uma das mais importantes do estado. A organização do time normalmente fica a cargo da Associação de Futsal de Toledo (AFT). É feito uma "peneira" com os melhores jogadores pela própria associação, convocando os alunos das escolinhas da cidade. Porém, esse ano, como é ano eleitoral, não é permitido que seja repassado dinheiro para associações. Por isso, a AFT resolveu não organizar o time e a secretaria de esportes não colocou o time no seu cronograma.
Porém, o professor Tiago Nunes e seus alunos da escolinha de Futsal que funciona na estrutura do Colégio Intentus, no bairro Jardim La Salle, decidiram aceitar o desafio de montar times para disputar a competição, independente da Associação. A etapa que será disputada na capital do estado já é a segunda fase da Taça Paraná. A primeira, sub 11, foi disputada em Foz do Iguaçu. Enquanto que a fase inicial do sub 13, foi disputada em Umuarama. Neste primeiro momento, as equipes foram financiadas pelos pais. Com a vitória na primeira fase e a vontade de representar Toledo na competição estadual, as mães buscam uma ajuda de alguma entidade do poder público ou patrocinadores. Uma das mães, Debora Oliveira, explicou que seriam necessários R$ 3 mil de auxílio alimentação e transporte. "São R$ 2,5 mil somente com o transporte. Se até quinta a gente não conseguir, vamos ter que arcar do próprio bolso. Algumas mães tem condição, outras não".
Vereadores
O Presidente da Câmara, Vereador Adelar Pelanka Hosbach, do PDT, agradeceu a presença das mães, e pediu para elas compreenderem que não podem ajudar, principalmente por causa da Lei Eleitoral. "Queremos muito agradecer a presença de vocês aqui, e dizer que a gente sente por essa dificuldade que vocês estão passando. O time que inclusive divulga o nome do município. Tendo que estar sendo custeado pelo 'paitrocinio'", disse Pelanka, "É ano ano eleitoral, infelizmente os vereadores não podem ajudar, mesmo que a gente queira", concluiu.
Já o Ademar Dorfschmidt, do PMDB, lamentou o problema e criticou a secretaria de Esportes do município. "A gente se sente frustrado de ver mães vindo procurar o poder legislativo, para ajudar a custear o transporte para os filhos que deveriam ir representar Toledo em uma competição tão importante. Temos que registrar que isso é falta de planejamento. Se a secretaria de esportes tivesse planejado essa competição, que é disputada todos os anos, nada disso seria preciso neste momento".
Segundo o secretário de esportes, Jean Ricardo Zeni, a secretaria faz o planejamento anual de ajuda de custo em viagens para atletas da cidade. Porém, como a AFT não iria participar, e não se sabia que a escolinha do Colégio Intentos iria apanhar o desafio, não planejou a verba necessária. O secretário enviou um ofício para a assessoria jurídica da prefeitura, solicitando se tem permissão ou não de liberar verba para a empreitada.
Caso ouçam uma negativa da prefeitura e não encontrem um patrocínio a tempo, as crianças terão que ir pelo sacrifício dos pais. "Nós não ganhamos nada para fazer isso, estamos indo pela vontade mesmo de jogar e representar a cidade", disse o treinador Thiago Nunes. A equipe sub 11 se classificou em primeiro na etapa Foz do Iguaçu, empatada com uma outra equipe. Enquanto que a sub 13, ficou isoladamente em primeiro, no torneio de Umuarama.
Por Maurício de Olinda
ESPORTES
Mães correm contra o tempo por time de Futsal mirim de Toledo
Um grupo de mães de atletas do Futsal foram até a Câmara Legislativa de Toledo, na segunda-feira (20), para pedir apoio aos vereadores no custeio de uma viagem à Curitiba, onde acontecerá uma importante competição, a Taça Paraná. O torneio da categoria sub 11, em que os atletas mirins de Toledo estão inscritos, começa já na próxima sexta-feira (24). As mães correm contra o tempo para conseguir ajuda. Outra categoria, o sub 13 vai começar uma semana depois. Os vereadores alegaram que não podem ajudar o time, principalmente por causa da lei eleitoral.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária




