Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Ferrovias dominam o debate entre deputados

Por dois dias, o debate na Assembleia Legislativa girou em torno do pacote rodoferroviário do governo federal, anunciado na última quinta-feira e que provocou o descontentamento do governo estadual. Os deputados governistas ecoaram o discurso do Palácio das Araucárias, segundo o qual o Paraná foi discriminado, ignorado ou mesmo riscado do mapa do Brasil pelo pacote.

22/08/2012 - 12:24


O motivo do descontentamento é o traçado dos trechos ferroviários anunciados para o Paraná. A bancada governista diz que esses trechos beneficiarão muito mais o Rio Grande do Sul do que o Paraná, pois o porto de Rio Grande pode acabar sendo o destino da produção de grãos paranaense e sul-matogrossense.
A grita foi tão grande que o deputado Tadeu Veneri (PT), em aparte à deputada Luciana Rafagnin (PT), indagou o porquê de tanta indignação: “O que há de tão especial nesta ferrovia que deixa os deputados do governo tão indignados?”.
Como líder da Oposição, o deputado Elton Welter (PT) lembrou todos os passos do processo, desde o anúncio da licitação desses trechos, em março deste ano. O governo estadual conhecia desde lá (ou até antes) os termos do edital. O deputado disse não ver, por isso, motivo para espanto por parte do governo.
Welter também disse que a falta de iniciativa política, de articulação dos interesses paranaenses em Brasília, e a falta de projetos detalhados de infraestrutura foram apontadas não apenas pela oposição, mas também pela imprensa, em vários momentos do governo Beto Richa. “O governo Dilma Roussef, como o de Lula, sempre teve uma postura republicana. Prefeituras e governos estaduais, seja quem for que esteja na direção, sempre foram atendidos. Para isso, porém, é preciso que tenham projetos, é preciso que tenham iniciativa. O atual governo estadual está mostrando uma grande lentidão”.

Da Assessoria

2web banner 550x250px
Casa de noticias 550x250p