Conforme a professora. Ms. Ednilse Maria Willers, que faz parte do corpo docente do curso de Secretariado Executivo e é doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, participar deste evento é de extrema importância porque o Seminário irá abordar e discutir pesquisas em âmbito nacional na área de desenvolvimento regional, um dos eixos do programa de pós graduação da Universidade.
Ednilse explica que a ideia de se promover um seminário focado na temática do desenvolvimento regional, foi formatada no 14º Ampur, com o objetivo de fortalecer a comunicação e a interlocução de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno da temática do desenvolvimento regional.
Os professores da Unioeste que vão participar do Seminário são Jandir Ferreira de Lima que é membro da Comissão Científica do Seminário, Pery Francisco Assis Shikida - coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Carlos Alberto Piacenti, Crislaine Colla, Moacir Piffere Ricardo Rippel. Além dos alunos doutorandos, Ednilse, Marines e Sérgio e os mestrandos, Elisiane, Ana Carolina e Arnaldo que também farão parte da caravana.
Artigos aceitos
De acordo com a programação do Seminário, alunos e professores participantes dos programas de mestrado e doutorado tiveram onze trabalhos aceitos, sendo nove para apresentação oral e dois pôster.
Ednilse evidencia a importância da programação dos dias 30 e 31, cujo foco é a apresentação e a discussão dos artigos selecionados para as sessões temáticas: “Estas discussões enriquecem a ampliam o foco das pesquisas na área do desenvolvimento regional, pois permitem que você visualize o que os programas de mestrado e doutorado dessa área estão produzindo. E ainda desencadeiam relações acadêmicas que poderão se transformar em parcerias futuras de pesquisas e de intercâmbio", avalia.
Novos tempos
A doutoranda conta que o seminário é o primeiro de muitos, os quais serão itinerantes e acontecerão de dois em dois anos, intercalados com os Encontros Nacionais da Ampur. Ela acredita que o SDRES se consolidará enquanto um espaço de discussões entre pesquisadores, podendo se tornar um marco no avanço das pesquisas na área do desenvolvimento regional. “Isso é uma tendência em nível mundial e o Brasil não ficará de fora deste processo ”, afirma.
Da Assessoria
GERAL
Alunos e professores participam de Seminário no Rio de Janeiro
Alunos e professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (DRA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), embarcam na próxima semana para o Rio de Janeiro. O grupo irá participar do 1º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SDRES). O evento acontece entre os dias 29 e 31 de agosto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha da Cidade Universitária.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade