Alunos com altas habilidades, ou superdotação, são aqueles que demonstram potencial elevado em uma ou mais áreas, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. “O que diferencia o aluno com altas habilidades é a facilidade que ele tem para aprender. Isso não significa dizer que ele será 100% em todas as áreas do conhecimento, ele pode por exemplo ter muita facilidade na matemática e ter certa dificuldade em outras disciplinas”, explica a coordenadora da Educação Especial no Núcleo Regional de Educação, Maria Helena Garicoix.
Os alunos avaliados na escola com altas habilidades, passam a frequentar a sala de recursos multifuncional em horário contra-turno. Uma vez introduzidos às salas de recursos, cada aluno desenvolve projetos, grupos de estudos, ou estudos independentes sobre os mais diversos temas em variadas áreas. Em Toledo, são três salas de recursos, funcionando nos Colégios Estaduais Jardim Porto Alegre e Luiz Augusto Morais Rego, e atendendo a 41 alunos.
Gabriel Miranda Silveira é um desses alunos. Com 13 anos, ele desenvolve ao lado do seu colega Dhyonne, o projeto Jornal Escolar. “Nosso jornal começou com duas páginas, agora já são sete. O jornal é dividido em partes, entre eu e o Dhyonne, e no começo da edição a gente decide quem vai fazer o que”, relata. Como um aluno com altas habilidades, Gabriel aprovou o Encontro, “é um lugar onde a gente pode mostrar o que faz, o nosso talento, a nossa habilidade, e ao mesmo tempo compartilhar experiências, conversar com outros alunos de outros colégios, conhecer o que eles estão fazendo lá”, finalizou.
A professora Ivonete Ariente, responsável pela organização do Encontro, comenta que a ideia do evento nasceu do interesse dos próprios alunos em socializar suas experiências e os projetos que estão desenvolvendo. “A principal importância deste encontro está em perceber que eles não estão sós, que assim como eles há vários outros alunos que se diferem por estar significativamente acima da média”, diz. De acordo com Ivonete, cerca de 3 a 5% da população tem altas habilidades em alguma área do conhecimento. “Nós acreditamos que muitos dos desafios que a sociedade enfrenta, desafios econômicos, sociais, políticos, podem ser resolvidos no futuro por essas pessoas, se elas tiverem as suas habilidades incentivadas, se tiverem o apoio que precisam”, defende.
O I Encontro de Alunos com Altas Habilidades também fez parte da programação da Semana de Integração Escola/Comunidade, que acontece em Toledo nos dias 20 a 24 de agosto.
Da Assessoria
GERAL
Encontro reúne alunos com altas habilidades em Toledo
Na quinta-feira (24) foi realizado o primeiro encontro de alunos com altas habilidades. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Toledo e contou com participação de aproximadamente 60 pessoas, entre professores e estudantes. No encontro, eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências de enriquecimento curricular e debater os desafios enfrentados na escola e em casa, bem como as possibilidades de avanço no processo educativo.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 4Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica