Trata-se de um ampliador de tela, destinado tanto a pessoas com baixa visão quanto a idosos e foi apresentado no evento pelos professores Jorge Bidarra e Marcio Seiji Oymada, que fazem parte do Grupo de Inteligência Aplicada (Gia/Unioeste/ Cnpq), e o acadêmico de Ciência da Computação e bolsista do Programa Tutorial de Educação (Pet/Comp), Fernando Fernandes dos Santos. A ferramenta resulta de pesquisas que o grupo vem desenvolvendo no âmbito das tecnologias assistivas.
Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a participação do grupo da Unioeste foi possível com a colaboração e incentivo recebidos do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) além do Fórum de Gestores em Inovação Tecnológica (Fortec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária.
O que é a ferramenta
O produto, criado pelos professores e o estudante de Ciência da Computação, é uma tecnologia assistiva e inovadora, e deriva de pesquisas amplas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Gia.
Consiste em um equipamento portátil, que tanto pode ser acoplado a computadores, via porta USB, quanto a TVs digitais, interface HDMI e monitores com entrada DVI. O resultado é uma solução útil e prática que permite aos usuários lerem textos e visualizar imagens ampliadas, como também ajustá-las conforme a necessidade do usuário.
Testes
Mesmo em fase de desenvolvimento, o grupo dispõe de uma versão para demonstração e uso, para os interessados no produto. Os testes realizados até agora com os próprios inventores do projeto, alunos com baixa visão e educadores especializados na área, revelam o potencial da ferramenta para o público alvo e sua aplicação.
O grupo está aberto para novas parcerias, seja para fins de desenvolvimento ou para colocação do produto no mercado tecnológico. A solução segue em processo de proteção intelectual pela Unioeste.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste apresenta ferramenta para baixa visão
Pesquisadores do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do 4° Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, ocorrido na semana passada, em São Paulo, onde apresentaram produto denominado xLupa móvel.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados