Trata-se de um ampliador de tela, destinado tanto a pessoas com baixa visão quanto a idosos e foi apresentado no evento pelos professores Jorge Bidarra e Marcio Seiji Oymada, que fazem parte do Grupo de Inteligência Aplicada (Gia/Unioeste/ Cnpq), e o acadêmico de Ciência da Computação e bolsista do Programa Tutorial de Educação (Pet/Comp), Fernando Fernandes dos Santos. A ferramenta resulta de pesquisas que o grupo vem desenvolvendo no âmbito das tecnologias assistivas.
Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a participação do grupo da Unioeste foi possível com a colaboração e incentivo recebidos do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) além do Fórum de Gestores em Inovação Tecnológica (Fortec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária.
O que é a ferramenta
O produto, criado pelos professores e o estudante de Ciência da Computação, é uma tecnologia assistiva e inovadora, e deriva de pesquisas amplas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Gia.
Consiste em um equipamento portátil, que tanto pode ser acoplado a computadores, via porta USB, quanto a TVs digitais, interface HDMI e monitores com entrada DVI. O resultado é uma solução útil e prática que permite aos usuários lerem textos e visualizar imagens ampliadas, como também ajustá-las conforme a necessidade do usuário.
Testes
Mesmo em fase de desenvolvimento, o grupo dispõe de uma versão para demonstração e uso, para os interessados no produto. Os testes realizados até agora com os próprios inventores do projeto, alunos com baixa visão e educadores especializados na área, revelam o potencial da ferramenta para o público alvo e sua aplicação.
O grupo está aberto para novas parcerias, seja para fins de desenvolvimento ou para colocação do produto no mercado tecnológico. A solução segue em processo de proteção intelectual pela Unioeste.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste apresenta ferramenta para baixa visão
Pesquisadores do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do 4° Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, ocorrido na semana passada, em São Paulo, onde apresentaram produto denominado xLupa móvel.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade