Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Cadeia produtiva do pescado ganha nova cooperativa no Paraná

Nos últimos anos, a piscicultura teve um impulso na região. Isto tem auxiliado na diversificação da agricultura e no aumento da produção de pescado nos Municípios. No entanto, alguns produtores familiares ainda enfrentam algumas dificuldades para vender seu pescado, para isso, são criadas as Cooperativas. No Oeste e Sudoeste do Paraná estima-se que há seis instituições. A sétima foi criada no último dia 22 de agosto, trata-se da Cooperativa Piscicultura de Agricultores Familiares do entorno do Santo Caxias (Coopisc). Ela está localizada na margem esquerda e direita do Rio Iguaçu, no entorno de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida.

24/08/2012 - 16:27


A Cooperativa busca fortalecer a piscicultura, a venda dos produtos para a agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e repassá-los para a merenda escolar. Também tem como objetivos ampliar a produção em tanques escavados e a implantação de unidades de produção em tanque-rede.
O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, Dr. Aldi Feiden - líder do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) - que participou da assembleia de criação da Cooperativa destaca a importância da organização dos agricultores familiares. "Os piscicultores organizados produzem peixes de qualidade tendo como base novas técnicas de cultivo".
Segundo Feiden, o gerenciamento coletivo das atividades auxiliam os produtores a ampliarem a renda e agregar valor ao produto cultivado em suas propriedades.
Ele salienta que a criação da Coopisc mostra que o setor aquícola no Paraná está se fortalecendo com mais uma ação associativa. "Neste ponto, a Universidade tem cumprindo com o seu papel  no desenvolvimento regional por meios de projetos de extensão".

Sem nome %28550 x 250 mm%29
Sem nome %28550 x 250 px%29