Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Pepe Richa reconhece “precipitação” nas críticas ao governo federal

Em reunião realizada na última quarta-feira, 22, no gabinete da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, reconheceu que houve “precipitação” nas críticas feitas pelo governo do Estado ao plano rodoferroviário do governo federal. Na reunião, solicitada pelo Fórum Futuro 10 Paraná, o atual presidente da recém-criada estatal Empresa de Planejamento e Logística, relatou os contatos que manteve com o governo estadual desde o início de 2011, a propósito do projeto do governo Dilma referente à ampliação da malha ferroviária.

27/08/2012 - 15:22


A conversa serviu para esclarecer que o governo federal buscou a participação do Paraná desde o início, no sentido da integração da malha ferroviária já existente, notadamente a Ferroeste, com os novos trechos projetados: Maracaju (MS)-Cascavel, São Paulo-Mafra (SC). Ficou claro também que isso dependeria da adaptação da Ferroeste (Cascavel-Guarapuava) à bitola de 1,6 metro e sua extensão até a linha que viria de São Paulo.
O deputado Elton Welter (PT), líder da Oposição, fez este esclarecimento no plenário da Assembleia nesta segunda-feira, 27, aproveitando para citar os novos investimentos de infraestrutura do governo federal no Paraná:  o repasse de R$ 146 milhões para a dragagem dos portos de Paranaguá e Antonina, o que permitirá a chegada de navios maiores aos dois portos; e a ampliação e recuperação de rodovias federais no estado, inclusive a segunda ponte internacional em Foz do Iguaçu, a implementação e pavimentação de 103 quilômetros na BR-158 e de 117 quilômetros na BR-487; a restauração e duplicação de 40 quilômetros na BR-163; e a travessia urbana de Marechal Cândido Rondon, com 5,6 quilômetros.
“Ao contrário do que afirmaram os representantes do governo estadual, num primeiro momento de descuido, o Paraná não foi esquecido e muito menos riscado do mapa. Nosso estado está contempladíssimo com os investimentos do governo federal”, disse Welter.

Da Assessoria

550x250px
Casa de noticias 550x250p