A conversa serviu para esclarecer que o governo federal buscou a participação do Paraná desde o início, no sentido da integração da malha ferroviária já existente, notadamente a Ferroeste, com os novos trechos projetados: Maracaju (MS)-Cascavel, São Paulo-Mafra (SC). Ficou claro também que isso dependeria da adaptação da Ferroeste (Cascavel-Guarapuava) à bitola de 1,6 metro e sua extensão até a linha que viria de São Paulo.
O deputado Elton Welter (PT), líder da Oposição, fez este esclarecimento no plenário da Assembleia nesta segunda-feira, 27, aproveitando para citar os novos investimentos de infraestrutura do governo federal no Paraná: o repasse de R$ 146 milhões para a dragagem dos portos de Paranaguá e Antonina, o que permitirá a chegada de navios maiores aos dois portos; e a ampliação e recuperação de rodovias federais no estado, inclusive a segunda ponte internacional em Foz do Iguaçu, a implementação e pavimentação de 103 quilômetros na BR-158 e de 117 quilômetros na BR-487; a restauração e duplicação de 40 quilômetros na BR-163; e a travessia urbana de Marechal Cândido Rondon, com 5,6 quilômetros.
“Ao contrário do que afirmaram os representantes do governo estadual, num primeiro momento de descuido, o Paraná não foi esquecido e muito menos riscado do mapa. Nosso estado está contempladíssimo com os investimentos do governo federal”, disse Welter.
Da Assessoria
GERAL
Pepe Richa reconhece “precipitação” nas críticas ao governo federal
Em reunião realizada na última quarta-feira, 22, no gabinete da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, reconheceu que houve “precipitação” nas críticas feitas pelo governo do Estado ao plano rodoferroviário do governo federal. Na reunião, solicitada pelo Fórum Futuro 10 Paraná, o atual presidente da recém-criada estatal Empresa de Planejamento e Logística, relatou os contatos que manteve com o governo estadual desde o início de 2011, a propósito do projeto do governo Dilma referente à ampliação da malha ferroviária.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)




