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GERAL

Empresas ainda possuem características ‘machistas’. Mulheres começam a conquistar espaço no mercado de trabalho, afirmam palestrantes

Em pouco tempo, o dito “sexo frágil” está ganhando o seu espaço na sociedade e destaque no mercado de trabalho. A mulher é uma profissional que, além do trabalho, administra sua casa; estuda e encontra tempo para atividades de esporte e lazer. A cada dia, a participação feminina nas empresas cresce mais. Atualmente, de acordo com estudos, as mulheres representam quase 60% dos estudantes universitários do Brasil. Com isso, em médio prazo, deve aumentar a presença da mulher em posições qualificadas do mercado de trabalho. Diante disso, a Câmara da Mulher Empreendedora de Toledo – com o slogan beleza e talento em um só lugar – promoveu o Fórum de Empreendedorismo Integração e Negócios – Femine. Aproximadamente 300 pessoas participaram da programação durante esta segunda-feira, dia 27 de agosto.

27/08/2012 - 15:43


Filha, esposa, mãe, profissional, a mulher pode ser “várias” em uma só. De acordo com um dos palestrantes, Dill Casella – que falou sobre ‘Definitivamente a evolução é feminina’ – a mulher, em diversas situações, tem uma capacidade de organização superior à dos homens. “Os estudos mostram que as mulheres - em termos de gestão - são mais organizadas e conseguem desenvolver mais de uma atividade ao mesmo tempo. Resultados de pesquisas mostram que as mulheres são menos suscetíveis a corrupção. Geralmente quando uma mulher está no poder diminui os casos”.
Casella salienta que a mulher pode aprimorar a sua visão empresarial. “Existe espaço para uma profissionalização da gestão. É isso que talvez seja importante despertar nas mulheres uma visão mais empreendedora e profissional de seus negócios”.
Casella comenta que a evolução da mulher é uma conquista a ser feita ao longo do tempo, pois ainda existem empresas que possuem características ‘machistas’. “A mulher - em termos de remuneração - ganha menos que o homem em todo o Brasil. A igualdade de postura ou posição deve acontecer ao longo do tempo. Existe um estudo que isto deve acontecer nos EUA há uns 50 anos e no mundo 300 anos”.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) indicam que ainda existe diferença salarial entre os sexos. Para acabar com essa diferença, foi criado o projeto de Lei (PLC 130/2011) que prevê multa à empresa que pagar salário inferior para a mulher quando ela realizar a mesma tarefa que um homem.
Segundo o palestrante Dill Casella, atualmente, as mulheres se aprimorarm e se preparam mais para o mercado, o que falta muitas vezes, é espaço. “O mercado se comporta como machista e a mulher realiza atividade mais corriqueiras”.
Casella relata que estudos mostram que as mulheres que realizam ações mais corriqueiras em seu trabalho no dia a dia apresentam mais casos de LER do que os homens. “As atividades das mulheres são mais repetitivas. O homem se coloca na posição de gestor e ela de secretariar”.
O palestrante ainda cita a frase de Simone de Beauvoir: ‘Ninguém nasce mulher, torna-se mulher’. Para Casella, a mulher vai conquistar ainda mais o seu espaço. “Quero que este espaço seja conquistado pela mulher. O mercado com o homem é mais competitivo, com a mulher ele torna-se mais harmonioso e com resultados. Ela usa o senso de equipe em detrimento do que é competição imposto pelo homem”.
Magia
Com a palestra ‘A arte de sair do lugar comum’, o mágico Marco Zanqueta, apresentou a semelhança de sua vida e das mulheres. Conforme Zanqueta, o mágico e a mulher vivem de desafios em seu cotidiano. Para isso, segundo ele, é preciso haver planejamento. “O mágico sobe ao palco quando tem todos os detalhes alinhados. Neste caso, o palco é o comércio da mulher, porque quando subimos ao palco significa que o show está pronto, ou seja, existe uma equipe – cada um com a sua função – que deve agir em sintonia para obter bons resultados”. O mágico acrescenta que o cliente da mulher é o auditório para ele. “O público desafia o mágico e devo estar preparado para qualquer tipo de questionamento. A forma diferente ‘do fazer’ é uma estratégia para sair do bem-comum. Acredito que a mulher quer sair do lugar comum e a forma de apresentação - por meio da informação e do lúdico – é possível trabalhar com seriedade, amor, paixão e dar um show brincando”.
Zanqueta afirma que na sua apresentação e da mulher não deve existir a visão de medo. “É preciso quebrar paradigmas, pois o medo – muitas vezes – não nos deixa enxergar o truque que está em nossa frente para solucionar alguma situação”.
Avaliação
A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Toledo, Fabiana Trento, salienta que o evento buscou envolver as mulheres e o público em geral nas discussões empresariais. “As mulheres precisam de motivação e, por isso, decidimos trazer um palestrante mágico, porque ele possui uma linguagem diferente para tratar o assunto. Seria a magia que cada mulher faz no comércio todos os dias. A mulher sempre pode aprender mais”.
O presidente do Sicredi, Círio Kunzler, disse que é uma satisfação ser parceiro do evento. “Nós temos inúmeros produtos para as empresas. O Sicredi Empresas está presente em: capital de giro, seguro de vida, empresarial, temos muitos produtos para as empresas. As empresas devem inovar para conseguir conquistar o cliente”.

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