Casa de noticias 794x80px

Compre casa

GERAL

Expedicionário é homenageado em Toledo

O expedicionário Adelino Schiavinato, tio do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, foi homenageado na Praça do Expedicionário, no Jardim Gisela. Uma placa em homenagem ao ex-combatente da 2ª Guerra Mundial foi colocada junto à estátua com o nome dos combatentes da guerra que nasceram ou residiram em Toledo.

18/01/2011 - 16:59


  • Pra%c3%a7a%20do%20expedicion%c3%a1rio%20 %20fotos%20d%c3%a9bora%20garbin%20%282%29

    Crédito: Débora Garbin

Conforme o prefeito de Toledo é uma honra poder reconhecer o trabalho de quem lutou pelo Brasil na 2ª Guerra. “Tenho muito orgulho de poder homenagear meu tio e todos os expedicionários que se arriscaram para defender o país”, afirmou. Com lágrimas nos olhos, Adelino agradeceu a homenagem feita pelo município.

O expedicionário, nascido em 31 de outubro de 1923, atualmente reside em Londrina, possui quatro filhos e oito netos. Entrou para o Exército em 1941, participou de operações bélicas na artilharia antiaérea durante a 2ª Guerra nas Ilhas de Trindade no arquipélago de Fernando de Noronha durante três anos, dentre diversos outros trabalhos.

Atualmente Adelino é aposentado como 2° Tenente. Na solenidade, Adelino confessou como driblou o sistema de segurança da época. Como era proibido fazer fotos da guerra, o expedicionário registrou aqueles momentos, escondendo-os dentro da ombreira do casaco. Assim, sem que ninguém percebesse, trouxe alguns registros daquele período.

 

Da Assessoria - Toledo