"Nós estamos preocupados com esse ritmo, porque nos estamos há 50 dias das eleições, e nesse caminhar, a gente vai chegar a 100 processos. Nós queremos evitar na verdade, o atrito entre as coligações e nossa orientação é que eles dialoguem mais para evitar a judicialização destes problemas eleitorais", explicou o promotor. Que ainda aproveitou para dizer que ajuda na negociação para que mais acordos sejam fechados. "Nós conseguimos convencer ambas as coligações e conseguimos convencê-las a desistir de dois processos. Mas ainda tem ainda alguns pendentes. Algumas situações um pouco mais graves, nessas não houve acordo. Portanto vamos ter que analisar as ações cabíveis", comenta.
Estacionamento
Está novamente liberado a circulação de veículos plotados com propaganda política no estacionamento do Paço Municipal. O Promotor Eleitoral de Toledo, Giovani Ferri, havia proibido carros com adesivos ou qualquer propaganda política, porém voltou atrás em sua decisão. O promotor alegou a decisão foi tomada pelo "comum acordo entre o executivo e o legislativo" da cidade.
Na segunda-feira passada, dia 22, a promotoria publicou uma nota proibindo os veículos plotados de estacionarem no local que é frequentado por quem vai a prefeitura ou acompanhar as sessões da Câmara de Vereadores. O entendimento jurídico do Promotor foi que o espaço é um bem público e, por isso, não poderia receber propaganda política. "Nós pretendíamos dar um tratamento igualitário. A Câmara entendeu que não permitiria propaganda no estacionamento. E, por recomendação, nós pretendíamos fazer o mesmo com o executivo. Eles entrar em acordo e não somos nós que vamos aqui, proibir o legislativo e o executivo", explicou.
Mas Ferri continua preocupado com a questão. O problema, segundo o promotor, é se a prática de ostentar carro plotado comece a aparecer em estacionamento de outros espaços públicos. "A única preocupação é uma perda de controle. Por que se pode no estacionamento da prefeitura, também pode no estacionamento das escolas, colégios, do teatro municipal, núcleos de educação. Então desejamos que o entendimento de ambas as coligações não gere mais problemas", finalizou.
Por Maurício de Olinda
POLÍTICA
Atrito eleitoral faz aumentar trabalho de Promotor Eleitoral
O número de processos políticos recebidos pela Promotoria Eleitoral de Toledo deu um salto desde o começo do horário eleitoral na Televisão e Rádio, segundo o Promotor Eleitoral, Giovani Ferri. Da semana passada para terça-feira, 28, a promotoria recebeu 14 processos novos. Segundo o Ferri, na semana passada havia sido abertos cinco processos em sua mesa para análise, porém, nesta terça, já haviam 19 processos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 4Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica