Segundo o estudo, o setor de telecomunicações investiu cerca de R$ 115 bilhões em redes fixa e móveis entre 2005 e 2011. Mas, para conseguirem aumentar esses investimentos e dar conta da demanda projetada, as operadoras terão, antes de tudo, de acrescentar novas regras visando alterar a política de preços e vendas no varejo.
“Além de alterar as políticas de preços, será necessário que as cobranças [apresentadas pelas operadoras] sejam feitas levando em conta o volume consumido”, disse ao defender que haja algum tipo de acordo entre operadoras e os grandes provedores de conteúdo da internet, como os sites You Tube e Google, responsáveis por boa parte do aumento da transmissão de dados na rede mundial de computadores.
Para Monteiro, outra forma de as operadoras conseguirem ampliar a capacidade de dados seria a garantia de tráfego a partir de gestão diferenciada, o que colocaria em risco a questão da neutralidade da rede. Outro modelo sugerido pelo estudo prevê acordos bilaterais com o objetivo de oferecer melhor qualidade dos serviços.
Para as empresas, os investimentos poderiam ser maiores, caso a carga tributária não fosse tão alta no Brasil. Segundo o presidente da Vivo e da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Antônio Carlos Valente, o setor investe anualmente 21% das receitas, “apesar de pagar R$ 6,8 milhões em tributos a cada hora”. A argumentação foi complementada pelo presidente da Oi, Francisco Valim: “Pagamos cerca de R$ 90 bilhões em impostos por ano".
Da Agência Brasil
GERAL
Operadoras de telefonia terão de mudar políticas de preços e venda para dar conta de demanda, diz estudo
Cientes de que terão de investir no aumento da capacidade de transmissão de dados por causa do crescimento da demanda brasileira, que ocorre acima da média europeia, as operadoras de telefonia fixa e móvel precisarão mudar as políticas de preço e de venda. É o que prevê um estudo apresentado nesta quinta-feira (30) pelo consultor da A.T. Kearney, Tiago Monteiro, durante o 56º Painel Telebrasil.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Nota Toledo faz mais um sorteio e orienta empresas sobre como solicitar prêmios
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



