Os participantes irão discutir as possibilidades de articulação e integração entre o Sistema Estadual de Ensino, o Conselho Estadual de Educação e os órgãos e instituições do Sistema Federal de Educação Superior. Eles também vão se preparar para implantar os instrumentos de avaliação para participação nos processos de avaliação externa de cursos de graduação, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
“Estamos estabelecendo um modelo no Estado e preparando as nossas universidades para a avaliação nacional por meio de um processo participativo e colaborativo”, explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. A Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná (CEA) existe desde 2004 e foi criada por determinação do governo estadual.
RESULTADO – O diretor de avaliação institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Carlos Stange, destaca o envolvimento de representantes de todas as instituições e a coordenação da secretaria. “A secretaria está fazendo um trabalho democrático e participativo, nada é imposto. A boa colocação das universidades, a maioria com conceito quatro é um reflexo disso”, afirma Stange. A classificação federal do Enade vai de um a cinco.
“Nosso papel é orientar quanto à estruturação e à implementação dos resultados do processo avaliativo e melhorarmos a qualidade do ensino paranaense”, explica o coordenador de Ensino Superior da secretaria, Mário Cândido de Athayde Junior.
No primeiro seminário foram definidos os instrumentos de avaliação quantitativo, agora a discussão é em torno dos indicadores qualitativos dos cursos. O instrumento de avaliação quali-quantitativo de interpretação sobre as condições de oferta de ensino de graduação nas instituições reguladas pelo sistema de ensino superior do Paraná deve ser validado no seminário e, a sua versão eletrônica, implantada nas instituições a partir de 2013.
Além das sete universidades estaduais, participam da iniciativa o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafimam), a Faculdade da Cidade de União da Vitória (Face), a Escola da Magistratura do Paraná (Emap), a Escola Superior de Polícia Civil e a Academia Militar do Guatupê.
Na programação do evento, o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Robert Evan Verhine, proferirá uma palestra, na manhã do dia 3, às 10h, com o tema: “Avaliações externas, índices de qualidade e integração de sistemas de ensino”. À tarde, no mesmo dia, representando a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), Sueli Macedo Silveira falará sobre “Avaliação e Indicadores de Qualidade da Educação Superior”. Na terça-feira (4), o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, conduzirá a mesa redonda sobre “Avaliações e Processos Regulatórios”.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Encontro vai debater avaliação do ensino superior
A Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná (CEA), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, promove na segunda e terça-feira (3 e 4) o II Seminário Estadual de Avaliação Institucional e o I Encontro de CPAs - Comissão Própria de Avaliação das instituições estaduais de ensino superior.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade