O objetivo geral do programa é contribuir para o fortalecimento do papel das IES em promover processos locais de desenvolvimento econômico inclusivo e equitativo em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. Por intermédio de intercâmbios para docentes e estudantes é procurado aumentar a capacidade das universidades parceiras para influenciar os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados.
Os professores da Colômbia que estiveram no Campus de Toledo, conforme relata o diretor, José Dílson Silva de Oliveira, conversaram sobre a estrutura da Universidade, da qualificação dos professores e das várias áreas de atuação do Campus. “Falamos também sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado”, comenta José Dilson. O grupo, formando por Germán Gallego - Director Unidad de Gestióne; Victor Manuel Yepes Madrid - Dirección Internacionalización, da Fundación Universitária Católica Del Norte ainda visitou o Instituto de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental(InPAA).
Segundo José Dílson, esse projeto permite a qualificação dos docentes e estudantes que podem se envolver no intercâmbio nas instituições vinculadas. “Isso traz enriquecimento tanto acadêmico de aplicação em projetos de pesquisa que sempre traz resultado positivo para a sociedade, como também aspectos culturais que enriquecem os integrantes envolvidos no projeto e que transferem estes conhecimentos para os demais da comunidade universitária”, finaliza.
Da Assessoria
GERAL
Coordenadores do Programa ALFA III visitam campus
O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu esta semana visita dos coordenadores do projeto “Universidades Estratégicas do Programa ALFA III”. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Europeia para promover ações conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES) europeias e de outros países em desenvolvimento.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



