O objetivo geral do programa é contribuir para o fortalecimento do papel das IES em promover processos locais de desenvolvimento econômico inclusivo e equitativo em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. Por intermédio de intercâmbios para docentes e estudantes é procurado aumentar a capacidade das universidades parceiras para influenciar os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados.
Os professores da Colômbia que estiveram no Campus de Toledo, conforme relata o diretor, José Dílson Silva de Oliveira, conversaram sobre a estrutura da Universidade, da qualificação dos professores e das várias áreas de atuação do Campus. “Falamos também sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado”, comenta José Dilson. O grupo, formando por Germán Gallego - Director Unidad de Gestióne; Victor Manuel Yepes Madrid - Dirección Internacionalización, da Fundación Universitária Católica Del Norte ainda visitou o Instituto de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental(InPAA).
Segundo José Dílson, esse projeto permite a qualificação dos docentes e estudantes que podem se envolver no intercâmbio nas instituições vinculadas. “Isso traz enriquecimento tanto acadêmico de aplicação em projetos de pesquisa que sempre traz resultado positivo para a sociedade, como também aspectos culturais que enriquecem os integrantes envolvidos no projeto e que transferem estes conhecimentos para os demais da comunidade universitária”, finaliza.
Da Assessoria
GERAL
Coordenadores do Programa ALFA III visitam campus
O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu esta semana visita dos coordenadores do projeto “Universidades Estratégicas do Programa ALFA III”. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Europeia para promover ações conjuntas entre Instituições de Ensino Superior (IES) europeias e de outros países em desenvolvimento.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Nota Toledo faz mais um sorteio e orienta empresas sobre como solicitar prêmios
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



