As associações questionaram de que forma a UTAM seria tratada no governo, já que existe uma necessidade de um maior fortalecimento das associações dos bairros na cidade. Também foram feitas perguntas sobre orçamento do povo; saúde, trânsito; segurança; meio ambiente; incentivo as empresas locais; propostas para habitação; entre outras. Vale salientar que os dois candidatos responderam as mesmas perguntas em um tempo de dois minutos para cada uma.
O candidato João Poletto - Coligação Amor, Trabalho e Competência (PP/PSDB/PRP/DEM/PR/PPS/PTB/PRB/PSB/PSL/PSD/PV) – disse que as perguntas demonstraram preocupação das associações de Toledo. Para ele, as associações do Município tiveram um momento muito forte e marcante na história de Toledo. “Um slogan de um determinado governante diz: “Comunidade no Poder” e realmente através das associações esta população esteve muito bem representada, mas hoje a realidade é outra”. Poletto afirma que as associações tem um papel fundamental e, por isso, elas devem ser resgatadas, reestruturadas e prestigiadas. “As associações – com certeza - vão adquirir a sua autonomia e sua grandeza novamente em meu mandato”.
Para o candidato Beto Lunitti - Coligação Toledo humano, desenvolvido e participativo (PMDB, PDT, PT, PSDC, PSC, PPL e PC do B) – os questionamentos subsidiam a análise do eleitor para o seu voto. “Nós defendemos a tese de que as políticas humanas precisam ser potencializadas, não se esquecendo do desenvolvimento econômico, porém a UTAM trouxe a luz do dia e uma sede de constituir cidadania em Toledo. A UTAM - no plano de governo - estará ligada ao Conselho do orçamento participativo, isto é, representativo, porque ela congrega as associações de moradores e depois no debate do orçamento participativo cada associação terá um papel preponderante sobre o aspecto da condição e aplicação do recurso”.
Saúde, segurança e trânsito
Os questionamentos estiveram atrelados em diversos setores, mas principalmente, em três esferas: saúde, segurança e trânsito. Estes assuntos são temas de muitas discussões no Município de Toledo.
Sobre saúde, o candidato João Poletto, considera o fator como algo problemático. Segundo ele, em seu mandato pretende avançar, mas principalmente, manter um diálogo com o servidor. “O diálogo - a meu ver - é um ponto crucial para gestão, que sozinho não vai resolver o problema, mas dará um encaminhamento para a resolução dos problemas no setor”.
Na área de segurança, Poletto afirma que o poder público não vai se omitir e vai atuar dentro daquilo que for de competência dele. “Iremos investir e fazer tudo aquilo que é possível para possibilitar e dar uma tranquilidade maior a este povo de Toledo”.
Sobre saúde, o candidato Beto Lunitti, afirma que Toledo é a décima economia mais rica do Estado, por sua vez, a saúde é a segunda pior do Paraná, segundo o INDSUS. “Os resultados demonstram haver uma contradição e o eleitor deve analiser os índices”.
O trânsito, Lunitti pondera que serão realizadas discussões sobre o modelo de transporte público adotado hoje. “O nosso governo vai produzir segurança através dos dados que apresentamos em nosso plano. O processo debatido na UTAM foi produtivo para a coligação. Pude perceber que as pessoas querem mudança de governo e inversão de prioridades”.
GERAL
Candidatos a prefeito de Toledo respondem questionamentos das associações de moradores em encontro
Com o objetivo de promover a discussão política e fortalecer o trabalho das associações, a União Toledana das Associações de Moradores (UTAM) promoveu – na noite de quinta-feira (30) – um encontro com os candidatos a prefeito em Toledo. A reunião começou com a explanação do candidato, João Poletto e, posteriormente, Beto Lunitti. Cada candidato respondeu 15 perguntas.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade