Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Greve dos produtores argentinos já tem reflexos no Brasil

A greve dos produtores argentinos que reivindicam contra as medidas adotadas pelo governo, preocupa aqui no Brasil. Isso porque há sérias restrições para exportação do trigo do país vizinho, um dos principais abastecedores brasileiros. A Argentina produz sozinha o suficiente para atender o consumo de todo o Brasil, enquanto que aqui produz-se metade do

19/01/2011 - 09:03


Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural da Seab em Toledo, João Luz Raimundo Nogueira, os produtores querem a abertura das fronteiras. O governo cedeu um pouco, primeiro liberando a saída de três milhões de toneladas do produto e agora sete milhões, mas mesmo assim eles avaliam como insuficientes. “Enquanto isso eles cruzam os braços”, disse o técnico ao se referir aos produtores.

Além do abastecimento do mercado interno, as medidas do governo argentino são prioritárias para controlar a inflação. Paralelo a isso, no Brasil os estoques ainda elevados com o cereal nacional – já que era vantajoso e mais barato trazê-lo de fora – começam a ser liquidados em leilões a partir do Programa de Escoamento de Produtos.

Saiba o que o técnico fala sobre esta ação e os reflexos da divulgação do relatório do Departamento de Economia Agrícola dos Estados Unidos (USDA) na semana que passou numa entrevista em vídeo em instantes na Casa de Notícias.

Sem nome %281144 x 250 px%29