Img 3650

EDUCAÇÃO

Unila lança edital de seleção com seis novos cursos de graduação

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) abriu, no início de janeiro, o Edital nº 32/2010 para a seleção de alunos de graduação para 2011.

 Serão, no total, 300 vagas para alunos brasileiros e 300 para estrangeiros, subdivididos em 12 cursos, sendo seis novos cursos de graduação.

19/01/2011 - 10:04


As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site da Universidade (www.unila.edu.br) até as 23h59 do dia 06 de fevereiro de 2011, para ingresso nos cursos de graduação com início no primeiro semestre. Podem inscrever-se todos os que concluíram o Ensino Médio ou equivalente até o final de 2010 e os portadores de diploma de curso superior devidamente registrado.

A condição é que os candidatos tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2010, cujo resultado já foi divulgado, ou, excepcionalmente, os participantes do ENEM 2009, conforme determinam as portarias do MEC nº 109/2009 e nº 807/2010.

Cursos novos

Os seis novos cursos são: Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História – Direitos Humanos na América Latina; Letras – Expressões Literárias e Linguísticas; Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar.

Alunos estrangeiros

A Unila vai quadruplicar o número de alunos estrangeiros em 2011 – atualmente, são aproximadamente 100 estudantes, que se somarão aos 300 novos a serem selecionados para iniciar as atividades no primeiro semestre letivo do ano.

E a expansão da Universidade em 2011 não se dá apenas no campo numérico, mas também diz respeito à ampliação da gama de nacionalidades presentes no campus. Além dos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios que já estudam na Unila, deverão se somar alunos do Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador.

“Além disso, há um entendimento para que possam vir, em número simbólico, estudantes da América Central - Costa Rica e El Salvador - e também do Caribe”, pontuou o reitor Hélgio Trindade.

Diferentemente dos alunos brasileiros, que são selecionados com base no desempenho no ENEM, os estudantes estrangeiros passam por um processo diferente. A Unila tem firmado acordos de cooperação com os Ministérios de Educação ou respectivas autoridades de cada país, para, conjuntamente, realizar a seleção dos alunos com base numa série de critérios. Para determinados cursos, há uma solicitação complementar de bom desempenho em disciplinas correlatas.

Para obter outras informações, entre em contato pelo e-mail selecao.alunos@unila.edu.br, ou pelo telefone (45) 3576-7307.

Sem nome %281144 x 250 px%29