Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Assessor alerta para responsabilidade das entidades na sua manutenção

Com as constantes chuvas e o clima quente, favorecendo o crescimento rápido de grama e mato, aumenta a preocupação com a limpeza em locais públicos, como sedes de associações de moradores e campos de futebol. O alerta foi feito pelo assessor de Assuntos Comunitários, Adriano Galvão, que está cobrando dos representantes das entidades atenção para a limpeza e manutenção destes espaços.

19/01/2011 - 14:12


“É de responsabilidade da associação de moradores manter estes locais limpos e bem conservados. A comunidade deve se habituar a usar estes espaços físicos e fazer a sua manutenção, consertando uma goleira quebrada ou o alambrado, aparando a grama, entre outros cuidados para manter o espaço de uso comum conservado”, observa.

Segundo ele, algumas associações, tanto na sede quanto no interior do município, servem de exemplo, enquanto outras deixam a desejar, com o mato tomando conta das estruturas. Estes cuidados, acrescenta ele, são muito importantes para permitir o bom uso dos espaços pelos moradores. “É um espaço da comunidade, que também tem responsabilidade na sua manutenção”, acrescenta. “Assim como é necessário incentivar o uso é preciso que a comunidade se comprometa para que um espaço que é deles seja bem cuidado”, afirma, cobrando a participação dos moradores.

Em fevereiro, adianta ele, o município deverá iniciar alguns investimentos com recursos do Orçamento do Povo, de acordo com reivindicações da comunidade, e é preciso que as associações, escolas, entidades, entre outros locais estejam em condições de receber estes investimentos. Nos dias 26 e 27 de janeiro serão abertas as licitações para a compra de materiais e a contratação de serviços solicitados pelas entidades, incluídos no Orçamento do Povo. Concluído o processo, a previsão é de que em fevereiro sejam iniciados os trabalhos e a aquisição de equipamentos solicitados pelas comunidades.

Ao longo dos últimos anos, explica o assessor, a administração municipal fez diversos investimentos nas comunidades, com reformas, ampliações e construções de novos centros comunitários, implantação e melhoria no sistema de iluminação, campos de futebol, parques infantis, academias da terceira idade, entre outros, melhorando a estrutura de lazer e recreação dos bairros e comunidades do interior. “É preciso, no entanto, que a comunidade faça a sua parte, utilizando de forma adequada os espaços e colaborando na sua preservação”, frisa o assessor.

O município de Toledo conta hoje com 106 associações de moradores organizadas, sendo 64 na cidade e 42 no interior.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29