A expressa maioria das universidades citadas apresenta a nota zero em ensino – o que se justifica pela metodologia utilizada, conforme quadro abaixo. Dos cem pontos, apenas vinte se referem ao ensino contra sessenta de pesquisa e inovação tecnológica e vinte de avaliação do mercado.
Acontece que os parcos vinte pontos de ensino são contados por meio de uma lista produzida por 597 pesquisadores sobre as 10 universidades que – na opinião destes são referência no ensino. Esta escolha nos estranha, pois desconsidera a especificidade mesma do ensino e indicadores como as provas de avaliação dos estudantes como ENADE, experiências inovadoras de ensino-aprendizagens ou excelência na formação profissional não são consideradas.
A produção de conhecimento é um dos aspectos fundamentais da função social das universidades, mas esta se pauta por um tripé indissociável, composto pelo ensino e a extensão. Esta última é absolutamente esquecida pelo ranking da Folha. Não se pode pensar em produção do conhecimento (pesquisa) sem que seja precedido de uma sólida formação (ensino) e sem o retorno desta produção para a comunidade (extensão).
Da Assessoria
GERAL
NOTA OFICIAL: Unioeste questiona metodologia da RUF
Apesar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aparecer numa posição importante - 57ª posição - no ranking (RUF), produzido pelo jornal A Folha de São Paulo e divulgada na última segunda-feira (03), esta Instituição de Ensino Superior questiona a metodologia da pesquisa que despreza o ensino e supervaloriza a produção de conhecimento.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



