Guerra nas urnas e para mudar hábitos
Para ter vida longa no cargo, Sueli terá que ser eleita nas próximas eleições, que disputa para o cargo que vai exercer neste mês de setembro. Lembrando que nas últimas eleições nenhuma mulher foi escolhida para ser vereadora. Alias, ela e Bisognin são candidatos ao cargo nas próximas eleições. No seu discurso de posse, Sueli disse ser uma honra representar as mulheres como vereadora. Promete, já para o seu mandado provisório neste período, brigar para mudar os horários das sessões da Casa Legislátiva, que acontecem nas segundas-feiras a tarde. Segundo Sueli, este horário impede que as pessoas que tem seu afazeres acompanhem os trabalhos da Casa.
Por mais mulheres
Paulo dos Santos, do PT, saudou a posse de Sueli Guerra. Mas não é só de elogios que se posiciona o vereador petista. Ele aproveitou para mandar um recado ao eleitorado, que votam nas próximas eleições. "Lamento que nas últimas eleições não foi eleita nenhuma mulher para o legislativo. Um legislativo que não tem a presença de mulheres, é um legislativo que falha ao representar a sociedade", arrematou.
Filosofando
Luis Fritzen, PP: "Devemos a nossa vida as mulheres, porque foi das mulheres que nós nascemos".
Fala que eu não te escudo
O pedetista João Martins lamentou o atropelamento de uma senhora de 79 anos na noite de domingo (2), na rua dos Pioneiros, na altura do mercado Fabiano, na Vila Pioneira. Segundo ele, a tragédia poderia ter sido evitada, se o executivo municipal tivesse ouvido os vereadores que fizeram indicações para que fosse construído um redutor de velocidade no local. "Senhores vereadores, vocês são testemunhas de quantas vezes foram feitas indicações para que se construísse um redutor de velocidade narRua dos Pioneiros, no local onde aconteceu o acidente. Não só eu, mas outros vereadores fizeram essas indicações. Para que não acontecesse novamente, o que aconteceu", afirmou. Sobre o caso, outra informação de João Martins chamou a atenção. A senhora, além de ter sofrido o acidente, muito em conta pela periculosidade da via, está no hospital Bom Jesus, entre "a vida e a morte", em um leito comum, aguardando por uma vaga de UTI. "O que adianta, nós aqui alertando, pedindo, que as pessoas responsáveis pelo trânsito desta cidade pegasse as indicações que nós fazemos nesta Casa, e fizesse uma avaliação se elas tem sentido ou não?" completou.
Fala que eu te escudo, ou não 2
Ademar Dorfshmidt (PMDB) gostaria de saber porque seu nome não saí nos jornalões de Toledo. Ele julga que seu projeto de Lei sobre a tolerância do EstaR, que foi aprovado em sessão extraordinária e aguarda para ser publicada em Diário Oficial, apresentasse motivo suficiente para que fosse reconhecido pela 'grande mídia' toledana. "Nós discutimos tanto a questão do estaR, foi pelo menos três anos de discussão e agora conseguimos aprovar os 15 minutos de tolerância, e pouco está sendo divulgado", reclama. "Eu não sei se a mídia, por parte do executivo não quer falar sobre a lei porque foi proposta no legislativo por um vereador de oposição, ou a intenção do prefeito é vetá-la", questiona. Lembrando que a Casa de Notícias fez reportagem sobre a aprovação da Lei. Ela está aqui: http://casadenoticias.com.br/noticias/10084
Dedo na ferida
Da série, "Eu sei o que vocês fizeram em administrações passadas", Paulo dos Santos, sempre ele, foi à tribuna com uma pilha de papeis extraídas de processos que o Ministério Público move contra atividades ligadas a administração do ex-prefeito e antecessor do atual prefeito, Derli Donin (PP). Novamente ele lembrou que o ministério público vem apurando e a justiça vêm condenando, casos como, irregularidades em ligações dos lideres pepitas com o Jornal do Oeste; irregularidades em contratação de empresas para distribuir merenda escolar para o município na época; e outros assuntos que estão sendo tramitados contra pessoas, que segundo Paulo dos Santos e o Ministério Público, eram sócios do ex-prefeito em esquemas ilícitos.
A nossa grama é mais verde
Para rebater as acusações, desta vez, quem se pronunciou foi o pepista Renato Reimann. "Corrupção existe sim, mas não só aqui em Toledo. Aqueles que meteram a mão, vão ter que pagar por isso. Seja do lado que for", declarou. Ele ainda lembrou das acusações que o PT, na esfera nacional está tendo que responder, como os dólares na cueca e outros. "Lá sim é quadrilha, vereador Paulo. E quadrilha grande. Malas, sacolas, dinheiro na cueca", lembrou. "Agora, nessa administração de José Carlos Schiavinato, Toledo é um exemplo para outras cidades, para o Brasil e para o mundo", orgulhou-se.
Confusão
Acusado por Paulo dos Santos de fazer vista grossa sobre irregularidade da época que Derli Donin (PP) era prefeito de Toledo, Luis Fritzen (PP) afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal estava entrando em vigor nos tempos de Donin, e por isso era difícil saber o que podia ou não podia. "primeiro chegava uma portaria dizendo que não podia agir de determinada maneira, depois chegava outra dizendo que podia", ponderou. Paulo dos Santos acusa Fritzen de "empurrar a sujeira para debaixo do tapete", quando foi feita uma CPI para apurar irregularidade na administração pública em 2003.
Hilux ambulância?
Paulo dos Santos apresentou fotos de uma Hilux branca, que segundo ele seria do prefeito José Carlos Schiavinato. Segundo Paulo, as fotos retratam a Hilux transportando pacientes do Mini-Hospital para o Hospital Bom Jesus. As fotos mostram a Hilux branca nas proximidades do Mini-Hospital, mostra detalhes do veículo, inclusive a sua placa.
Carreata
Paulo também aproveitou para acusar o uso das novas viaturas da Guarda Municipal para propaganda política. Segundo o petista, as viaturas que estavam trafegando em carreata pela cidade, curiosamente passaram em um local onde estavam sendo gravado o programa eleitoral do candidato a prefeitura pelo partido progressista, Poletto.
Na onda
Na onda da popularidade do governo Dilma em Brasilia, diz que tem gente do grupo político do Partido Progressista dizendo que é apoiador e apoiado pela majoritária do PT nacional. Para tornar mais claro como funciona a cabeça do grupo que está no poder, quando o assunto é eleições, Rogério Massing (PSDB) falou em quem o Prefeito José Carlos Schiavinato votou nas últimas eleições: Para Deputado Estadual, Duilio Genari (PP); para Deputado Federal, Dirceu Sperafico (PP); para Governador, Beto Richa (PSDB); para primeira opção para Senador, Ricardo Barros (PP). Até aí tudo normal, afinal o prefeito é do Partido Progressista. Mas o curioso vem a seguir: segunda opção de senador, Gleisi Hofmamm (PT). Mas espera? O PP votando no PT? E Massing foi além, disse que Schiavinato votou em Dilma Rousseff (PT) para presidente. Só não soube precisar se foi no primeiro ou no segundo turno. Só para lembrar, nas eleições presidenciais os ataques a Dilma foram uma verdadeira cruzada...
Na onda 2
Aí Luis Fritzen (PP) esclareceu para seu colega tucano. Schiavinato votou em Dilma no primeiro turno e em Serra no segundo. E tanto se indignam com os tais dólares na cueca…
Visita
Quem fez questão de saudar a posse de Sueli Guerra no Legislativo foi o candidato à prefeitura pelo PMDB, Beto Lunitti. Ele apareceu na sessão, cumprimentou aliados e abraçou Sueli Guerra que é sua companheira de partido.
Por Maurício de Olinda
Agora é Guerra
É nada. Na verdade, me refiro a entrada em cena da mais nova vereadora de Toledo. Sueli Guerra (PMDB), que toma posse do cargo em substituição temporária de Leoclides Bisognin, também do PMDB, que se ausentará do seu posto de vereador por um mês. Ao contrário que o seu sobrenome pode sugerir, Sueli tomou posse do cargo em meio a abraços de seus novos colegas, e de maneira muito simpática. Ela já foi vereadora titular em épocas passadas, e como suplente, não é a primeira vez que ganha de Bisognin a titularidade, fato que aconteceu também em 2010. A posse de Sueli foi a principal novidade na 29ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta segunda-feira (3).
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade