1144x150 %284%29

SAÚDE

Adultos devem estar atentos a Carteira de Vacinação

Na idade adulta, algumas pessoas se esquecem de que ainda faltam espaços a serem preenchidos na carteira de vacinação e é neste período que os profissionais recomendam quatro tipos de vacina: dupla (tipo adulto, contra a difteria e o tétano); tríplice viral (combate o sarampo, a rubéola e a caxumba); febre amarela; gripe (indicada aos maiores de 60 anos). O sistema de vacinação seguido pelo Município de Toledo é o esquema básico de saúde. As doses são aplicadas na infância, na adolescência, quando adulto e na terceira idade. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde em horário normal de atendimento.

 

19/01/2011 - 15:57


Segundo informações da enfermeira do setor de epidemiologia de Toledo, Carmem Maristela Garbin, em 2010, dentro do quadro das vacinas de rotina (antitetânica, febre amarela, hepatite ‘B’ e Tríplice Viral) foram distribuídas 38,1 mil doses. Da vacina H1N1 foram distribuídas mais de 50 mil doses e da gripe sazonal foram 9.359 doses.

A enfermeira explica que muitas pessoas procuram voluntariamente as Unidades de Saúde. No entanto, o número é maior daquelas que procuraram no momento de necessidade, porque muitas empresas exigem como parte da documentação a Carteira de Vacinação. “Este é o problema. As pessoas não cuidam deste documento. É sempre o último a ser providenciado e elas vão as Unidades e solicitam um comprovante. Nós não podemos fornecer comprovante nenhum, a não ser das doses que esta pessoa tomou anteriormente e que as tenhamos registradas em alguma unidade de saúde do Município. O cartão de vacinas é um documento importante e devemos zelar por ele”.

 

Conheça as vacinas que os adultos devem tomar

 

Dupla Tipo Adulto (contra a difteria e o tétano)

Aplicação: são três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda é de dois meses, entre a segunda e a terceira, de seis meses. No caso de ter perdido o prazo entre uma dose e outra, não é preciso recomeçar o processo.

Reforço: uma única dose a cada dez anos.

Carteira de vacinação: se a tiver e nela constar que a vacina foi tomada na infância, só é necessário o reforço. Caso a tenha perdido, é preciso tomar as três doses.

Contraindicações: não há.

 

Tríplice Viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba)

Aplicação: uma única dose.

Reforço: não há.

Carteira de vacinação: é recomendada para todos os nascidos a partir de 1960. Quem tomou a vacina Dupla Viral (contra o sarampo e a rubéola) no ano passado, durante a campanha promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, pode tomar a Tríplice para complementar a caxumba.

Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

 

Febre Amarela

Aplicação: uma única dose.

Reforço: uma dose a cada dez anos.

Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas que moram ou viajam para áreas de risco (informações no site www.cve.saude.sp.gov.br). Caso viaje para um desses locais, é preciso tomar a vacina dez dias antes de embarcar.

Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, e pessoas com alergia grave a ovo.

 

Gripe

Aplicação: uma única dose.

Reforço: uma dose uma vez ao ano.

Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais.

Contraindicações: pessoas que tiveram reação alérgica grave em uma dose anterior. 

 

Fonte: infectologia.org.br

Sem nome %281144 x 250 px%29