O objetivo deste controle, segundo Marcia Baptista, chefe de enfermagem do Hospital, é a diminuição nos números para que a instituição consiga o credenciamento com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). “Com esta parceria, tanto o Hospital, quanto a mãe, o bebê e a família são beneficiados. Isso significa mais saúde e economia para todos”, explica a enfermeira.
Quem ganha com isso
Mais do que a rápida recuperação das mães, os bebês também ganham com o parto normal. Um estudo realizado em agosto deste ano, pela Escola de Medicina de Yale, no Estado Unidos e publicado pela revista especializada Plos One, mostra que os bebês gerados pelo parto normal conseguem processar melhor o leite materno.
No caso do Hospital Bom Jesus, toda gestante que tem bebê na instituição, antes de receber alta, passa pelo Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide. Por lá, ela recebe orientações sobre o aleitamento e a observação da mamada. Uma semana depois, é realizado um contato com a mãe por telefone para que o Banco saiba como estão ambos. Neste momento se verifica a necessidade de outras orientações.
Sobre o Hospital Amigo da Criança
Com o título Hospital Amigo da Criança, as instituições se tornam referência na amamentação em toda região. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso deste procedimento, desde o pré-natal até o pós-parto. Dessa forma, há um aumento nos índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e redução da mortalidade materna e infantil.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac) foi definida como ação prioritária em 1992, pelo Ministério da Saúde e capacita profissionais da área, realiza avaliações e incentiva a rede hospitalar para o credenciamento. No Brasil, já existem 336 Hospitais Amigos da Criança. O trabalho conta com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Da Assessoria
SAÚDE
Hospital Bom Jesus diminui 6,1% a taxa de cesárea
A taxa de cesárea do Hospital Bom Jesus apresentou 6,1% de diminuição no início do segundo semestre deste ano. Para se ter uma ideia, somente em julho deste ano, a instituição contabilizou 38% dos partos de caráter normal dos 197 nascimentos realizados. Mas ainda muito precisa ser feito: a meta da entidade é alcançar o dobro de procedimentos naturais, até 2013.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



