Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Pela elaboração do Plano de Carreira, Guardas Municipais de Toledo paralisam atividades

Visando a criação de novas oportunidades, como avaliação por desempenho e reconhecimento do aprimoramento acadêmico, o ganho adicional por tempo de serviço e, principalmente a elaboração de um Plano de Carreira, nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), os guardas municipais de Toledo paralisam suas atividades em forma de protesto ao salário pago por esta gestão. Atualmente, cerca de 70% dos servidores possuem ensino superior completo e recebem somente R$ 749. Os guardas municipais que paralisaram suas atividades hoje não participaram de carreatas ou caminhadas, o grupo decidiu utilizar este tempo doando sangue.

11/09/2012 - 15:50


O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Toledo, Moises Bayer, explica que diversos guardas municipais procuraram a Associação para manifestar a indignação ao baixo salário. “Está surgindo comentários que a Guarda está contente com a estrutura que é oferecida aos profissionais. Sim, estamos contentes, mas o nosso problema vai além: é a questão humana. O nosso salário está muito baixo, está defasado”.
Diante disso, a Associação em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de Toledo realizou uma reunião para elaborar estratégias para mudar este cenário. “Nós decidimos fazer uma paralisação por meio de um ato nobre que é a doação de sangue”.
A assistente social, Ivanice Salete Primieri, avalia que a iniciativa da Guarda Municipal em trazer os profissionais ao Banco de Sangue fortalece os estoques e mostra para a população a importância de doar sangue. “Não há nada artificial que possa substituir o sangue. O Banco de Sangue só sobrevive realmente de doações. No feriado tivemos uma queda de doadores, mas agora está regularizando o estoque. Todas as tipagens de sangue são importantes, mas a tipagem ‘O’ negativo (sangue universal) é a que mais sai e, para isso, a mais solicitada”. Ela acresccenta que a iniciativa é louvável, pois o sangue coletado tem validade e, por isso, diariamente o Banco de Sangue precisa de doadores para manter o sangue em estoque.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais, Bayer, lembra que hoje e nesta quarta-feira os Guardas Municipais participam desta ação, contudo, o grupo está disposto a paralisar o trabalho totalmente casos as reivindicações não sejam atendidas.
Após amanhã, Bayer relata que o grupo vai avaliar a paralisação e decidir a próxima ação. “Os candidatos a prefeito de Toledo conhecem as nossas reivindicações, principalmente a elaboração de um Plano de Carreira. Eles assinaram um Termo de Compromisso com todos os servidores”.

**Seminário**
Os guardas municipais de Toledo participam no próximo sábado, dia 15, do seminário “O papel da Guarda Municipal e a regulamentação da carreira”, realizado em Curitiba. O encontro - organizado pela Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais Cutistas do Paraná – tem como objetivo discutir um modelo nacional para todas as guardas. Atualmente, no Congresso Nacional, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara do Deputados analisa a regulamentação do porte de arma através do estatuto. O Estatuto tramita há nove anos na Casa. O Seminário é um momento importante para fortalecer a pauta e a identidade dos trabalhadores.
Programação
Os temas e os palestrantes são:
Guarda Municipal com Órgão Policial Genuíno – Dr Annibal Bassan Junior, corregedor-geral da Polícia Civil;
Aspectos da Regulamentação das Guardas Municipais – Maurício de Mendonça Villar, presidente da União Nacional dos Guardas Municipais;
Concepção de Segurança Pública, Concepção de Guarda Municipal Municipal, Desmilitarização e Finalidade da GCM: enfatizando o preventivo, comunitário e popular – Oséias Francisco da Silva, consultor em Segurança Pública.

Anuncio gene 2