"Nós atendemos uma área de abrangência de 350 mil vidas", é sob essa bandeira que Michele Okano, superintendente do HBJ defende seu hospital e pede para a sociedade de Toledo e região ajudar o HBJ. Dentre esses 41 motivos, Michele mesmo elenca alguns: "Temos a questão da acessibilidade. Hoje, 70% dos nossos pacientes são SUS. Sobre nascimento; garantimos qualidade de vida desde os primeiros instantes do nascimento. Em 2011 foi reconhecido como banco de leite humano que mais atendeu mães individualmente em todo o Paraná. Então são fatores assim, que nós comemoramos todos os dias. Temos mais do que 41 motivos para comemorar, mas elencamos 41, para que a população tenha acesso e possa conhecer o nosso serviço aqui", explica.
Como quase todo Hospital que recebe pacientes SUS, o HBJ tem problemas. Problemas que comparado aos problemas da saúde pública em geral, podem até ser considerados virtudes. Como a questão das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e UTIs neonatal. Arranjar leitos dotados com todos os equipamentos para esse tipo de tratamento pode ser drama para qualquer pessoa que dependa da unidade e tem somente o SUS como amparo. O HBJ também passa dificuldades com essa questão, e Michele não foge disso. "Nós tocamos num gargalo bem grande que são os leitos de UTIs. Nós tornamos referência por termos o serviço de terapia intensiva para recém-nascidos. Mas ao mesmo tempo que isso é positivo, nós recebemos uma demanda que as vezes o nosso serviço tem uma imagem negativa que nunca tem vagas", explica, e completa: "Então, o ponto negativo seria a falta de mais leitos de UTI tanto geral, quanto neonatal e pediátrico na nossa região. Agora, um ponto positivo é que na nossa UTI neonatal, nós salvamos muitas vidas".
O Hospital Bom Jesus possui 10 leitos de UTI geral para pacientes SUS e seis leitos de neonatal. São 200 leitos. Recebe cerca de 3000 pacientes nos ambulatórios por mês. Possui 400 funcionários, e seu corpo clínico é formado por 100 médicos.
Crescimento
Uma forma de aumentar a quantidades de UTIs seria transformar o Hospital para a condição de hospital filantrópico. Michele garante que discute a questão tanto no Ministério da Saúde, quanto com o Ministério Público e gestores locais de saúde (20ª regional de Saúde do Paraná e secretaria de saúde dos municípios) para buscar a certificação de filantropia para receber mais investimentos públicos para poder instalar novos leitos de UTIs. "Se nós recebêssemos este título de hospital filantrópico, nós conseguiríamos receber equipamentos do Governo do Estado e assim, conseguiríamos montar mais dez leitos de UTI", garante Michele, que assegura ainda que o HBJ tem espaço físico e pessoal para suprir essa nova demanda, caso o título que tramita no Mistério da Saúde fosse concedido.
A Festa
Para comemorar os 41 anos do Hospital Bom Jesus, a direção organizou um jantar dançante que será servido na Associação São Roque do Lopeí, sexta-feira (14), no dia do aniversário, às 20 horas. O ingresso custa R$ 20 e quem tiver interesse pode comprar no próprio HBJ. O arrecadado será destinado para terminar a reforma das alas SUS. Michele que hoje administra o HBJ, é filha do fundador do Hospital. "A nossa missão todos os dias é salvar vidas. Cada dia que eu acordo, eu tenho certeza que a minha equipe vai fazer isso. Porque essa sementinha foi plantada há 41 anos atrás. Eu tenho funcionários que tem 41 anos de casa. Então eu acho que a gente só tem a comemorar realmente. Apesar de todas as dificuldades que nós enfrentamos, nós temos muito do que comemorar", finaliza.
SAÚDE
Em semana do seu 41º aniversário, HBJ elenca 41 motivos para receber contribuições da sociedade
O Hospital Bom Jesus (HBJ) é um dos únicos centros de referência em saúde de Toledo. Está localizado no centro da cidade e sua história se confunde um pouco com a do município. Em muitas mazelas da saúde pública da região, como a falta de leitos de UTI e o atendimento em especialidades, como a pediatria, o HBJ supre, ou pelo menos tenta ser uma opção. Mas como todo centro hospitalar que recebe uma grande quantidade de pessoas, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou por convênios particulares, o HBJ tem suas dificuldades. E para aproveitar a data comemorativa de fundação do Hospital, que é na próxima sexta-feira (14), o estabelecimento de saúde escolheu e está divulgando, 41 motivos para contribuir com o HBJ.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica