Com o investimento, o governo vai adquirir 1,3 milhão de toneladas de alimentos de 130 mil famílias de pequenos agricultores, que serão distribuídos às pessoas de todo o país que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional e demais cidadãos em casos de risco alimentar, como indígenas e quilombolas.
O recurso possibilitará também a compra de equipamentos que darão apoio logístico à Conab, como caminhões e computadores e a ampliação da quantidade de galpões de estocagem, levando o programa a regiões de difícil acesso.
O valor aplicado é superior a todo o recurso repassado desde 2003 para o programa, ano de início da parceria entre o MDS e a Conab. Durante nove anos, foi destinado R$ 1,92 bilhão para a compra de 1,1 milhão de toneladas de alimentos de 615,4 mil pequenos produtores. Neste período, 72,9 mil pessoas foram beneficiadas por meio da doação de alimentos.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Programa Fome Zero que proporciona às populações em situação de insegurança alimentar e alta vulnerabilidade social o acesso a alimentos e promove a inclusão social e econômica no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento do mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.
Da Agência Brasil
SAÚDE
Ministério do Desenvolvimento Social investe R$2,63 bilhões no Programa de Aquisição de Alimentos
Um termo de cooperação técnica foi assinado ontem (12) entre os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O acordo consiste na transferência de R$ 2,63 bilhões do MDS à Conab, para que ela operacionalize, até 2015, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



