Segundo a Assistente Social da UCT-Toledo, Ivanice Salete Primieri, foi feito um pedido, para a Secretaria de Saúde do Estado, para que fosse enviado um médico para substituir o profissional que vai tirar as férias, mas o pedido não foi atendido. "Nós pedimos pra Secretaria de Saúde se teria a possibilidade deles nos fornecerem um médico para substituir, mas infelizmente nós não conseguimos. Então, pra suprir essas duas semanas, nós vamos realizar coletas externas, e pedimos para a população que puder, ir doar em Cascavel. Porque é de Cascavel que nós vamos pegar os estoques de sangue", explica.
Quem administra o banco de sangue em Toledo é o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). De acordo com o diretor da Ciscopar, Vilmar Covatti, a paralisação no recebimento na Unidade de Toledo não trará falta de sangue para as unidades de saúde da cidade, já que o hemocentro toledano faz parte de uma rede de bancos de sangue espalhados por todo o Paraná. O médico que cuida do UCT-Toledo é contratado pela Secretaria de Saúde do Estado, ou seja, é do quadro de profissionais da 20ª Regional de Saúde. Ao ser questionado do porquê da impossibilidade da substituição provisória por outro médico da Regional, Covatti lembrou que a região sofre pelo número pequeno de médicos. "Cada médico já está ocupado com a sua função específica". Ele comentou que existe a previsão de contratação de mais quatro destes profissionais para a Regional, porém a liberação está no gabinete do Governador do Estado.
A partir do dia 02 de outubro, as atividades do UCT-Toledo voltam ao normal. Inclusive os horários de atendimento, que são nas terças, quartas e quintas-feiras, no período da tarde, das 13h às 16h e nas sextas-feiras no período da manhã, das 8h às 11h. O telefone para contato é o (45) 3379-1993. O Banco de Sangue está localizado na rua Almirante Barroso, 2490 - centro. Há duas quadras do Hospital Bom Jesus.
Por Maurício de Olinda