Está é a terceira edição do projeto, mas é a primeira vez que simula ambientes de uma residência. Mostrar o trabalho dos profissionais envolvidos e trazer novas tendências é o mote do evento. "A idéia é mostrar o projeto e o trabalho de todos os arquitetos que estão aqui, e mostrar os produtos e serviços ligados a construção civil de toda a região", diz Carla Veloso, que faz parte da comissão organizadora da Casa Toledo. Carla também faz parte do corpo de arquitetos envolvidos. É dela o projeto da "Cozinha Gourmet", que deixa de ser um espaço apenas para atividades relacionadas ao preparo dos alimentos. Na cozinha de Carla, os anfitriões convidam seus visitantes a freqüentar o espaço, como se fosse uma sala de estar. Por isso, o ambiente é recheado de fotos destes supostos donos.
Já que começamos pela cozinha, por que não darmos um pulinho na adega? Neste ambiente assinado pela arquiteta Ana Cristina De Sarro Devequi, o material utilizado tem certificação ecológica. Para degustar esse vinho, os convidados podem acomodar-se no lado de fora da residência. Um local interessante para esse momento relaxaste é o espaço "Lounge", da arquiteta Théa Prado. Este local é talvez um dos mais impactantes para o visitante. Um dos motivos para isso são os guarda-sois que acumulam energia solar de dia para emitir luz durante a noite.
Ambientes externos
Estas primeiras impressões já mostram que a Casa Toledo não seja normal hoje, mas quem sabe um dia seja. Alias, as ideias de sustentabilidade é a tendência principal, seja no reaproveitamento de materiais de construção, seja na escolha das cores, ou mesmo no uso mais inteligente de energia elétrica, e até investindo em novos elementos, como é o caso da energia solar.
E falando em iluminação, o "Jardim de Acesso" a Casa apresenta um novo conceito neste ponto. A proposta é de Alice Welter, arquiteta e paisagista. O espaço promete uma surpresa neste quesito, além disso, o "Projeto Paisagístico" também é um diferencial e a atrair pássaros e insetos que contribuam para a composição do espaço é um dos objetivos. Ainda na parte de fora da casa, a Casa Toledo reserva espaço para "oficina de bicicletas", meio de transporte defendido para melhorar o trânsito das cidades, além de não poluente. O espaço é assinado pelos arquitetos João Paulo Frank e Elsio Jocelito Andrighe.
Tem também a "Garagem", e por que não aproveitar esse espaço para receber os amigos? Neste ambiente projetado por Rodrigo de Moraes e Gustavo Orth, tem sofás, TV e bar. Bate-papo que também pode acontecer no terraço, espaço idealizado por Andrea Becker. Ela utiliza ali elementos naturais, como o "Pinus", que é a madeira de reflorescimento. Na "Varanda da Frente", ambiente pensado pelas arquitetas Nádia de Marchi e Meri Blatt Heiss a ideia materiais rústicos como ferro, madeira e tecidos são usados nos móveis e na decoração.
E antes de voltarmos para dentro da casa, que tal tomar um café? No "Espaço Café", do arquitetos Carlos Salamanca e Caio Smolarek Dias, a proposta é uma volta aos anos 70. Além disso, elementos como o pinheiro do Paraná e a iluminação suspensa trazem o charme do ambiente. O espaço não será meramente decorativo, vão ser servidas ali refeições e cafés para os visitantes, vale a pena conferir.
Dentro da casa
A Casa Toledo, apesar de todas as suas particularidades, pretende simular o ambiente de uma residência. Portanto, onde mais estamos acostumados à receber os nossos convidados que não é no hall? Na Casa Toledo esse espaço pretende impressionar os seu visitante. A arquiteta Márcia Dias Kosako, idealizadora do espaço, decora o ambiente com fotografias da fotógrafa Kéia Tonin e usa de elementos como madeira, espelhos e papel parede. Outro ponto interessante é a utilidade da área de circulação que também se torna útil no projeto do arquiteta de interiores e especialista em design mobiliário Graciell Pozzer. Sobras de móveis, espelhos e papel de parede são reaproveitados neste momento, e sintetizam a ideia da sustentabilidade.
E quem não gostaria de ter um cinema em casa? No espaço chamado "Home Theater", de João Viezzer, o ambiente é pensado para o relaxamento, mas ao mesmo tempo para a emoção de assistir um cinema na sua própria casa.
Adentrando mais na Casa encontramos os banheiros, cômodos que utilizam conceitos de alta tecnologia. No "Banheiro Social", o visitante encontra a tecnologia LED na iluminação indireta que economizam energia, e dão um toque moderno ao local, além da válvula de descarga que controla o fluxo de água para evitar desperdício. O projeto é assinado por Larissa Bueno Otto e Rodrigo Bueno Otto. O outro banheiro, o "Banheiro Público", o arquiteto Yan Guimarães utiliza o microcimento, material inovador que é cinco vezes menor que um material comum.
Nos quartos, primeiro vamos dar uma passada no "Quarto do Adolescente", projeto de Fabiana Campos, que tem por objetivo mesclar estilo retrô com atualidade. Assim como no "Espaço Café", o quarto também tem toques da moda dos anos 70 e vira um refúgio para o jovem que não é nem criança nem adulto. Já no quarto principal, a suíte se transforma em um "SPA do Casal". No projeto da arquiteta Melina de Santana, o ambiente tem até uma hidromassagem. Aromas, cromoterapia e musicoterapia transmite uma sensação de paz e harmonia para os visitantes.
Quem gostou pode levar
Ao final do passeio, o visitante poderá pegar os contatos das mais de 140 empresas parceiras que contribuíram para a feitura da casa. Os objetos estarão a venda e no final do projeto, que o comprador poderá levar o seu item. A Casa Toledo estará aberta de quinta à domingo. Os horários são de 16h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. A entrada custa R$ 5 e menores de dez anos não pagam. A Casa Toledo fica na Avenida Maripá, 5505.
Por Maurício de Olinda com informações da assessoria
GERAL
De olho na sustentabilidade, Casa Toledo 2012 abre suas portas para o público
Imagine uma casa normal, parecida com qualquer outra, com cozinha, sala, quartos e banheiros. Agora imagine uma casa que tenha essa normalidade, porém tenha sido projetada por 20 arquitetos e um designer. Que tenha o objetivo de mostrar as últimas novidades e tendências de matérias e objetos de decoração, e ainda tenha a sua principal preocupação pautada na sustentabilidade. Pois é, essa definitivamente não é uma casa normal, mas é a Casa Toledo 2012, um espaço de 395 metros quadrados de área construída em 2 mil metros quadrados de terreno, com 18 ambientes, no centro da cidade. Novidades em Arquitetura, Design e Engenharia vão dar o tom do ambiente, que abre suas portas para visitação nesta sexta-feira (14).
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica