Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Dado Schneider fala das transformações nas relações sociais e nos negócios

As mudanças nas relações sociais e, por conseqüência, no relacionamento profissional e nos negócios foram os principais pontos da palestra “Vendas no Século XXI, Mudar ou Morrer”, a segunda do programa Conexão Empresarial, realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo, na quinta-feira (13), no Teatro Municipal de Toledo.

14/09/2012 - 16:07


Dado Schneider, doutor e professor em Comunicação e Marketing, com cerca de 30 anos de experiência na área e em empresas como a Claro, DM9 e RBS, fez uma palestra que chamou de “provocadora”. Falou sobre as grandes mudanças que estão acontecendo na relação entre as gerações, o fenômeno da internet e redes sociais, a necessidade de compreensão e adaptação aos novos tempos e da importância de se reciclar.
A sociedade como um todo vive um período de transformação sem precedentes nos últimos 50 anos, analisa Schneider. A Geração Z(nascida após o ano 2000), diz ele, está reescrevendo o mundo e a sociedade vai ingressar em uma nova era, na qual o diferencial será a mentalidade.
“Nossa mentalidade é do século passado e é preciso estar atento às mudanças e nos adequar. As relações de trabalho vão mudar mais do que nas últimas cinco décadas”, afirma. O cliente está muito mais seletivo, o concorrente mais agressivo e está mais difícil formar uma equipe comprometida.
Em sua opinião, o tempo dos amadores chegou ao fim. “Chegou a hora dos profissionais. Tem que estudar mais, trabalhar mais, suportar mais pressões, se reciclar e, principalmente, ser curioso”, salienta.
Schneider faz uma comparação entre as relações sociais e comerciais e pontua que o século 20 foi a era do vínculo e o século 21, é a era do ficar. “O sujeito comprava na mesma loja, com o mesmo vendedor, uns 20 anos. Hoje há uma explosão de opções, estímulos, promessas e mesmo bem servido, as pessoas mudam muito fácil. O cliente é imprevisível e isso vale também para o fornecedor”, afirma.
Para se adaptar aos novos tempos, Schneider destaca “dez mandamentos”. Entre eles, acordar mais cedo do que a média, em busca de novas informações; ler mais do que a média; reciclar sempre; conhecer mais o cliente e a concorrência; observar e respeitar as  tendências, sem preconceitos; refletir e aprender com o erro dos outros; trabalhar mais do que a média; orientar, informar e motivar a equipe; gostar mais do que faz e buscar a felicidade no trabalho de forma ética.

Opiniões
O empresário Celso José Potulski, da Atlanta Alarmes, considerou a palestra uma ótima oportunidade de aprendizado. “Ele chamou a atenção para uma nova realidade, o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. Quem não se adequar, vai ficar para trás.”
O empresário Mausir Lang, da loja Materiais de Construção Tijolão, avalia a palestra como enriquecedora. “A lição foi excelente. Como empresários mais experientes, temos que estar motivados, abertos às mudanças e inovações e encarar tudo de outra forma. O mercado é volátil e é  preciso evoluir.”
O empresário Gilberto Furlan, das Lojas LM, compartilha das opiniões dos colegas. “A palestra fez a gente acordar para a realidade e mostrou que não podemos ficar vivendo no passado. É necessário adotar novas posturas, porque as mudanças ocorrem muito rapidamente. Foi uma chacoalhada e com certeza, vamos mudar algumas coisas, por exemplo, com relação à utilização das redes sociais, usar todas estas novas ferramentas para incrementar os negócios”, diz.

Conexão
Ao final da palestra foi sorteado um tablet, que saiu para Fernanda Diesel, da Atlanta Alarmes.
A próxima palestra será na segunda-feira (17), com o tema Resultado e Sucesso, com Leila Navarro. Ela é palestrante há mais de 10 anos e especialista em assuntos comportamentais, liderança, gestão de pessoas, vendas e empreendedorismo.
Na realização do 6º Conexão Empresarial a Acit tem como parceiros as Lojas LM, Ford Slaviero, Supermercados Lunitti, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Grafica JA, Result Consultores, Fiasul, Colégio La Salle, Sicoob Oeste, Sebrae e Prefeitura de Toledo.

Da Assessoria

Anuncio gene 2