1144x150 %284%29

GERAL

Núcleo de Gastronomia desenvolve ações do Empreender Competitivo

Empresários integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), estão participando da segunda etapa das ações de capacitação previstas no Projeto Empreender Competitivo. As ações integram o projeto aprovado no edital do Empreender Competitivo, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Confederação das Associações Comerciais do Brasil(CACB), que contemplou 17 projetos no Paraná e 73 em todo país.

20/01/2011 - 15:45


O programa é voltado aos núcleos setoriais mais consolidados, visando o aumento da competitividade das empresas participantes. Focado no aprimoramento gastronômico, este é o segundo projeto do Núcleo de Gastronomia de Toledo contemplado com recursos deste programa.
As atividades estão sendo coordenadas por dois professores de Gastronomia, Nelson de Castro Neto, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Thiago Henrique Lopes, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Além das oficinas sobre engenharia de pratos e básico sobre vinhos, entre outros temas, nesta semana os consultores estão acompanhando o trabalho in loco nas empresas, observando a linha de produção de cada empreendimento para sugerir melhorias.
O prazo final para execução de todas as ações previstas no projeto vai até novembro e nos próximos dias serão tomadas decisões estratégicas sobre a formatação do circuito gastronômico, que envolverá todas as empresas nucleadas e deverá acontecer no segundo semestre.
Trabalho é exemplar
O Coordenador Executivo Nacional do Programa Empreender, Carlos Rezende, junto a outros técnicos da CACB, acompanhou a execução do projeto no início desta semana e avaliou-o muito bem. Segundo ele, a proposta de trabalho do Núcleo de Gastronomia de Toledo é excelente e se concretizado na íntegra, será um marco para o Empreender.
Rezende comentou ainda que o grupo tem demonstrado muita força e persistência e nestes dez anos de existência sempre tem se destacado regionalmente e até mesmo em âmbito nacional, a exemplo do convite da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, para apresentar o case de sucesso em sua convenção anual, em outubro passado.
Outro aspecto positivo ressaltado por Rezende é a parceria do Núcleo de Gastronomia com a Vigilância Sanitária do município, considerada por ele muito representativa.
Retorno à entidade
A reunião dos técnicos da CACB com a diretoria da Acit serviu também para avaliar o retorno institucional do Empreender para a entidade. Conforme o coordenador nacional do Empreender, impressionou-o a forma de gestão da entidade.
“Percebemos que o sucesso está sendo possível através da gestão profissionalizada, as lideranças estão muito mais focadas na parte estratégica do que na operacional, conduzida por um corpo executivo que sendo mantido ao longo dos anos”, salientou.
Segundo ele, isso também reflete em outros indicadores como a proporção de empresas formais que são filiadas à entidade em relação ao número de empresas existentes no município.
“Em nossos cadastros, na CACB, uma boa associação de uma cidade com 50 a 100 mil habitantes consegue filiar cerca de 8 a 10% de empresas existentes. Como a Acit possui 38% das empresas associadas, acreditamos que deva ser o maior índice entre as associações do Brasil”, frisou Rezende.
Programação
Além das consultorias que serão concluídas no próximo sábado (29), estão programadas outras atividades. Na terça-feira (25), haverá curso de manipulação de alimentos para empresários, das 8h30 às 10h30, e palestra para colaboradores com o tema “O mercado da gastronomia e seus profissionais, das 16h às 18h; na quarta-feira (26), haverá oficina para empresários sobre bases de cozinha, das 15h às 20h.

 

Da Assessoria - Acit

Sem nome %281144 x 250 px%29