Estima-se que o Brasil tenha mais de 1,4 milhão de trabalhadores na área de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares). A expectativa é que cerca de 60 mil participem da pesquisa. Eles estão sendo escolhidos aleatoriamente (por amostragem) e responderão a um questionário com perguntas sobre formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sócio-política.
Nesta terça-feira (18), o secretário da Saúde, René Moreira dos Santos, recebeu representantes da categoria. Ficou estabelecida uma parceria para divulgar a pesquisa e estimular os profissionais do Paraná a participarem. “É uma demanda antiga da classe e os dados coletados servirão para a construção de políticas públicas para a área”, afirmou a presidente da seção Paraná da ABen, Carmen Moura dos Santos.
“Esse é um instrumento pioneiro e que poderá ser replicado no futuro para outras classes profissionais da saúde”, disse o secretário. Ele disse que vai solicitar às Regionais de Saúde o apoio na divulgação da pesquisa junto aos municípios de sua abrangência.
O profissional que for selecionado na amostragem deve responder o questionário e devolvê-lo em qualquer agência dos Correios. O questionário vai acompanhado por um envelope-resposta com porte pago e o profissional não terá despesas com a participação na pesquisa.
Em breve o questionário também estará disponível na página da pesquisa no site da FioCruz. Os profissionais que não foram selecionados podem participar divulgando a pesquisa entre os colegas e reforçando a importância para que os que foram selecionados respondam o mais rápido possível. “Cada selecionado que responder a pesquisa representa um grupo de profissionais, daí a importância de todas as respostas”, afirmou a coordenadora da pesquisa no Paraná, Maria Ribeiro Lacerda.
Também apoiam a pesquisa a Rede ObservaRH, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – (CNTSS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
Para mais informações, acesse www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem.
Da AE Notícias
SAÚDE
Paraná participa de pesquisa que mostrará perfil da enfermagem no País
Nos próximos meses 1260 profissionais de enfermagem do Paraná participarão da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” que está sendo realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Federação Nacional dos Enfermeiros. A pesquisa permitirá conhecer a situação atual da profissão no País.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica