O desenvolvimento proporcionado às micro e pequenas empresas por meio das SGCs será um dos destaques durante a XXII Convenção Anual da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. A Federação é uma das grandes apoiadoras desse modelo que, além de oferecer garantia, também incentiva a utilização de crédito consciente. No dia 1º de outubro, é sobre este tema que o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, irá debater, juntamente com o presidente da Garantioeste, Augusto Sperotto, o presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina, Flavio Balan, o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho e o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari.
Durante a plenária, o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, irá destacar em sua palestra os benefícios trazidos pelas Sociedades. “As sociedades de garantia de crédito são uma inovação no mercado financeiro brasileiro, que vem ganhando força enquanto alternativa para tornar viável o acesso ao crédito com redução de custos pelos pequenos negócios. Elas cumprem papel importante num ponto crucial: atender às exigências de garantias na concessão de crédito às micro e pequenas empresas pelos agentes financeiros, com estímulo à cooperação nas regiões aonde tem SGC funcionando”, adianta o diretor.
Sobre a Convenção Faciap
A XXII Convenção Anual da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná acontece nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu. Em 2012, o evento reconhecido por reunir empresários e Associações Comerciais e Empresariais de todo o Paraná terá como tema “Empreender, Cooperar e Associar para um Mundo Melhor”. As inscrições estão abertas no site www.faciap.org.br/convencao.
Da Assessoria
GERAL
Sociedades Garantidoras de Crédito viabilizam desenvolvimento
Em operação no estado, as Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs) vêm se tornando instrumento para conquista de recursos de maior valor. Elas atuam a partir de uma associação de empresas que mantém um fundo garantidor. No Paraná, atualmente já estão instaladas três sociedades nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste e, em breve, serão instaladas também em Guarapuava e Londrina.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



