Para isso, representantes das escolas estaduais de Toledo e região participarão de um encontro com soldados do Corpo de Bombeiros, que irão repassar as orientações iniciais sobre o Programa e realizar uma simulação de evacuação na escola que sediar o encontro. O primeiro colégio a receber os futuros brigadistas foi o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Toledo, mas já estão previstos outros oito encontros, em quatro municípios.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Giovani Rafael Ferreira, cada escola irá escolher cinco pessoas para compor a brigada escolar. Essas pessoas irão participar de uma capacitação a distância de 60 horas, com complementação de mais 16 horas de treinamento presencial com a Defesa Civil. Para fazer parte da brigada é preciso ter boas condições físicas, ser alfabetizado, e ser uma pessoa conhecida por todos na escola. “A brigada escolar vai ser treinada para atuar em qualquer tipo de situação de emergência, seja incêndio, alagamento, vendaval, qualquer que seja a catástrofe natural ou provocada pelo homem, e eles vão ter além disso, treinamento técnico para combate a princípios de incêndio e primeiros socorros”, explicou o tenente.
Além da composição da brigada escolar, cada escola deverá elaborar, com a assistência do corpo de bombeiros, um plano de evacuação em caso de emergências. “O objetivo é garantir aos alunos e professores uma maior segurança para as escolas no caso de algum sinistro. É saber que alunos e professores serão retirados em ordem, que ninguém vai se ferir, que ninguém vai ficar para trás”, comenta o tenente.
Para a assessora responsável pelo Programa no NRE Toledo, professora Maria Zancanaro, a iniciativa vem em boa hora. “A expectativa do Núcleo e das escolas é grande, porque nós estamos precisando disso com urgência. Quando acontecem situações como essa na escola, nós não sabemos como lidar”, afirmou, “Torcemos para que nada disso aconteça, mas se acontecer a escola tem que estar preparada, orientada sobre como proceder para que essas situações não gerem pânico”, completou.
Adequações
Além da formação da Brigada e da elaboração do Plano de Evacuação da escola, está previsto um orçamento para adequação da estrutura física das instu, de forma a atender as normas técnicas de segurança. Técnicos e engenheiros dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) participaram nessa terça-feira (18), em Curitiba, de uma reunião sobre o tema. A meta é adequar as 2,6 mil escolas da rede estadual do Paraná até o final do ano.
O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Núcleo de Educação e Corpo de Bombeiros dão Início ao Programa Brigada Escolar
O Núcleo Regional de Educação de Toledo e o Corpo de Bombeiros deram início, nesta semana, ao Programa Brigada Escolar – Defesa Civil nas Escolas. A iniciativa visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, de forma a garantir a segurança e evitar situações de pânico em caso de emergências.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


