Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

Votar em branco ou anular é uma alternativa pouco válida, segundo avaliação de cientista político

Votos brancos e nulos podem ser vistos como uma forma de protesto. Um jeito de o eleitor dizer que não concorda ou não apóia nenhum dos grupos políticos que estão em campanha. Ou mesmo, uma forma de dizer que não quer participar do processo de escolha dos candidatos ao pleito. Existe na urna eletrônica, inclusive, um botão apenas para se votar em branco. Para anular, o eleitor deve discar um número que não está em votação e confirmar. Mas você sabe se as duas formas de descartar o voto são iguais? E descartar o voto, é uma opção válida de alternativa política?

19/09/2012 - 15:21


Sim, em votar branco ou votar nulo causa o mesmo efeito. Para votar em branco o eleitor deve pressionar a tecla BRANCO e CONFIRMAR. Para votar nulo, a pessoa deve digitar um número qualquer que não esteja concorrendo e CONFIRMAR. Porém as duas modalidades de voto tem o mesmo efeito. Para definir uma eleição é levado em conta somente os votos válidos. Votos nulos e brancos são excluídos, pois não são considerados válidos. Por isso, esses votos são excluídos da votação e não interferem no resultado final.
Até 1997, o voto em branco era contabilizado como válido, mas uma mudança da lei eleitoral no mesmo ano excluiu os brancos e nulos na contagem final das eleições. Mesmo considerados sem efeito no resultado das eleições, as duas formas de votação foram mantidas.
Mas votar em branco ou nulo é pertinente? De acordo com o cientista político e professor de ciências sociais da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Gustavo Biasoli Alves, este tipo de voto é uma opção do eleitor, porém não cria alternativa na conjuntura política. "Historicamente, as eleições em Toledo são bastante polarizadas em alguns poucos grupos políticos. Anular ou votar em branco não é uma alternativa para esse cenário. Uma alternativa para quem não concorda com nenhum dos grupos políticos que estão concorrendo é se articular e criar novos grupos. A atividade política de base é o ponto de partida", propõe o professor.
Nas últimas eleições municipais em Toledo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram totalizados 69.004 votos para prefeito e vereador. Destes 65.575 votos para prefeito foram considerados válidos, enquanto os votos válidos para vereadores foram 65.513. Os votos válidos são os levados em consideração na hora do resultado das eleições. Votos Brancos contaram 1.318 para prefeito e 2.285 para vereador. Enquanto que votos nulos foram 2.111 para prefeito e 1.206 para vereador.

Por Maurício de Olinda

Anuncio gene 2