Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Secretaria da Agricultura vai ampliar programa Trator Solidário

O programa Trator Solidário, que financia tratores para agricultores familiares, será retomado e ampliado no Paraná. Dentro de um mês, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai lançar um novo edital de credenciamento para empresas interessadas em fornecer os equipamentos. O edital anterior encerrou em 31 de dezembro do ano passado e agora o governo do Paraná está preparando uma nova licitação, que transparente e aberta à participação das empresas fabricantes de tratores do País.

21/01/2011 - 09:38


O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ontem (20) quando se reuniu com o vice-presidente para a América Latina da Case New Holland, Francesco Pallaro, que estava acompanhado de membros da diretoria da empresa. A New Holland era a empresa que fabricava os tratores para o programa até o final do ano passado.
Segundo Ortigara, a iniciativa de retomar o programa Trator Solidário é uma demonstração de que o governador Beto Richa tem a firme disposição de manter os bons programas que deram certo no governo do Estado. “A orientação é seguir adiante, aperfeiçoar e ampliar os bons programas da Secretaria, onde se inclui o Trator Solidário”, afirmou.
Conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), a expectativa é que cerca de 2.000 tratores sejam vendidos em 2011. Ainda existe uma demanda para venda de trator para atender a necessidade de mecanização na pequena propriedade, justificou Ortigara.
O secretário lembrou que as empresas interessadas em fornecer os tratores devem se submeter a novo edital de credenciamento, patrocinado pelo governo do Paraná, onde certamente a empresa vencedora será aquela que apresentar o menor preço e os índices de qualidade exigidos para o trator que o produtor vai adquirir com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Durante o encontro, Pallaro sugeriu ao secretário Ortigara que faça o mesmo procedimento para compra de colheitadeiras, como forma de incentivar ainda mais a mecanização na pequena propriedade. Ele estima que no Paraná existam pelo menos 10.500 colheitadeiras com mais de 20 anos de uso, o que eleva muito o custo para o produtor.
“Um equipamento antigo com mais de 20 anos de uso tem muita pedra, prejudica o funcionamento da máquina, aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes e perde em competitividade”, disse Pallaro. Segundo ele, o produtor vai ganhar muito se conseguir comprar de forma individual ou coletiva uma colheitadeira nova, com os mesmos beneficios que tem para a compra do trator.
Ortigara acrescentou que sem dúvida nenhuma o produtor tem que ter um equipamento adequado na sua propriedade para fazer bem o seu trabalho e aumentar sua renda. Porém esse é um item que ainda será avaliado com técnicos da Seab.

Sem nome %281144 x 250 px%29