Visando a resolução desta questão, o Projeto Florir Toledo, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento – SESCAP-PR, Ecoclube e Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT realizaram, nos dias 21 e 22 de setembro, na Sede da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, antiga Usina do Conhecimento, a campanha “Eco Tech – Tecnologia e Juventude Protegendo o Meio Ambiente”.
Durante o evento, foram recolhidas aproximadamente 14 toneladas de materiais que, caso não tivessem o destino correto, se tornariam nocivos à natureza. “Todo equipamento eletroeletrônico contém resíduos que contaminam o solo. A absorção destes produtos, basicamente formados de óleos presentes em placas e materiais pesados como chumbo e mercúrio, prejudica a nossa água quando chega aos lençóis freáticos”, explicou a gestora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tânia Iakovacz.
A ação contou com o apoio de diversas entidades juvenis, entre elas a Assembléia Flores de Acácia. Segundo a Elizabeth Balcewicz, mãe responsável pelo grupo, a campanha vem ao encontro dos valores disseminados pela associação como a responsabilidade social e os cuidados com a natureza. Além da Assembléia Flores de Acácia e demais entidades, o Rotaract e Interact Club Toledo, Capítulo 256 Toledo da Ordem Demolay e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo participaram da campanha.
Para o coordenador do Projeto Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, a ação superou todas as expectativas, inclusive na participação maciça dos jovens. “Nos surpreendeu a presença de muitas autoridades, como o promotor de justiça Giovani Ferri e o prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato, a atenção dada pela imprensa local e regional e também a quantidade de materiais recicláveis, que foi muito além do que esperávamos”, explicou.
Ainda, segundo Oséias, após o fechamento dos números exatos desta edição, já vai ser programada uma próxima etapa da Campanha Eco Tech. “Precisamos aproveitar a motivação destes meninos e meninas para uma próxima ação”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Campanha arrecada 14 toneladas de lixo eletrônico
Computadores, monitores, cabos, televisores e outros dispositivos eletroeletrônicos. Com a rapidez nos avanços tecnológicos, muitos destes equipamentos se tornam obsoletos. Outros acabam danificados devido ao desgaste natural. Com o passar do tempo, o acumulo deste lixo eletrônico se tornou um problema para a sociedade.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


