O IDEB reúne o resultado das notas da Prova Brasil ou do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e as taxas de aprovação, reprovação e abandono de cada escola. A Prova Brasil e o Saeb medem a proficiência dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e são aplicados a cada dois anos aos estudantes dos últimos anos dos ensinos fundamental (9º ano) e médio (3º ano).
No geral, o Paraná atingiu as metas do IDEB projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2011. Nos anos finais do ensino fundamental obteve o índice de 4,0, enquanto a meta prevista era de 3,8. Já no ensino médio o Ideb foi de 3,7 para uma projeção de 3,7. No Núcleo de Toledo o saldo foi satisfatório: das 64 escolas contabilizadas no IDEB, a metade alcançou ou superou a meta projetada para 2011, e 41% das escolas mantiveram ou elevaram o seu índice.
Reuniões
Pensando em melhorar esse resultado, a Equipe Pedagógica do NRE, convidou os diretores de dezenove estabelecimentos de ensino, que apresentaram as menores taxas ou queda considerável no IDEB, para uma série de reuniões, onde foram discutidos os resultados apresentados. “O objetivo foi verificar as causas da queda no IDEB e, junto às equipes dos estabelecimentos de ensino, propor ações a serem desenvolvidas, visando superar os resultados apresentados e buscar a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, explicou a Coordenadora da Equipe, Rosana do Rosário Ossucci.
O próximo passo, segundo a coordenadora, é reunir os diretores e pedagogos de todos os estabelecimentos de ensino jurisdicionados ao Núcleo, para retomar o estudo da composição do índice, e orientar as discussões que cada escola deverá realizar internamente.
Exemplo
O resultado do IDEB 2011 também revelou gratas surpresas. Liderando as escolas com maiores índices está a Escola Estadual do Campo Dez de Maio, de Toledo, que alcançou a nota 5,8, quase atingindo a média de países desenvolvidos (6,0). Logo em seguida vem o Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira, que manteve o alto desempenho de 2009, com 5,5.
O diretor da Escola, João Paulo Konzen, atribuiu o resultado a participação da família no processo de ensino e aprendizagem, e ao empenho da equipe de educadores. “A notícia certamente causou grande satisfação pelas pessoas que compõem e que coordenam as ações gerais na escola”, destacou Konzen, “Nesse resultado fica claro a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como a parceria com a família, que se faz sempre presente”, finaliza.
A Escola Estadual do Campo de Dez de Maio está localizada na zona rural de Toledo e atende a 102 alunos. Quando o resultado do IDEB foi divulgado, o chefe do NRE Toledo, professor Léo Inácio Anschau, esteve pessoalmente na escola, parabenizando os educadores e alunos, pelo excelente desempenho, que colocou a instituição de ensino na décima posição entre as dez melhores escolas de 6º a 9º ano do Estado do Paraná.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Núcleo de Educação analisa resultados do IDEB 2011
Após a publicação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em agosto, o Núcleo Regional de Educação de Toledo desenvolve ações no sentido de analisar a composição destes índices com os diretores e pedagogos das instituições de ensino e elaborar estratégias para melhorá-los.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



