1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Restaurantes Populares retomam funcionamento na segunda-feira

Os restaurantes populares de Toledo retornam ao funcionamento normal nesta segunda-feira (24), depois de um período de férias dos funcionários e de reformas e adequações na cozinha social e restaurantes, conforme necessidade de cada unidade. Nos restaurantes foram feitos pequenos reparos para manutenção.

21/01/2011 - 15:43


A cozinha social foi a que recebeu maiores investimentos, por conta da ampliação do atendimento. Em março deste ano deve entrar em funcionamento mais um restaurante popular, na Vila Paulista, para o fornecimento de cerca de 500 refeições diárias, e o número de escolas municipais atendidas passa de 18 para 23. Com isso, serão cerca de 2500 refeições por dia nos restaurantes populares e outras 12 mil refeições diárias, entre escolas, incluindo ensino regular, contraturno e de tempo integral. Na cozinha também são produzidos lanches servidos a freqüentadores dos programas sociais do município, Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), grupos de idosos, Pastoral da Criança, Centro Assistencial do Jardim Panorama e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Para a melhoria do funcionamento da cozinha foram instalados dois fornos grandes, com capacidade para assar cerca de 500 quilos de carne a cada duas horas. Os equipamentos, que totalizaram um investimento de R$ 84 mil, foram adquiridos com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Municipal de Educação. A compra dos equipamentos exigiu novos investimentos na rede elétrica e substituição do padrão de energia da Copel, adequando à nova demanda. Ainda na cozinha, para garantir maior segurança e conforto aos usuários, foram instalados exautores, coifas sobre os novos fornos e pintadas faixas antiderrapantes. “Era uma orientação do técnico de segurança do trabalho. Pintamos as faixas para dar maior segurança aos servidores, evitando assim riscos de quedas”, explica o diretor da unidade central de produção de alimentos, Luiz Carlos Bazei.

Os dois novos fornos, acrescenta ele, vão permitir mais agilidade e qualidade no preparo de diversos alimentos. Como a capacidade anterior era insuficiente, em alguns dias, quando eram servidos assados, parte era preparado no forno e o restante na fritadeira. “Não tínhamos como assar toda a carne para atender a demanda do almoço. Fazíamos parcialmente frita e o restante assada”, explica Bazei. Com os novos fornos, toda a produção será assada. “Vamos introduzir mais assados, inclusive na merenda escolar, visando uma alimentação mais saudável. Vamos fazer alguns testes, implementar novas receitas de assados e verificar a aceitação”, acrescenta a nutricionista responsável, Sofia Perinazzo. Nas escolas, já existe uma orientação que está sendo seguida, de abolir as frituras no cardápio.

Os restaurantes do Jardim Coopagro, Vila Boa Esperança, Jardim Europa/América e São Francisco retomam o atendimento nesta segunda-feira, das 11h30 às 13h30. O preço de R$ 1,50 por refeição será mantido e os interessados podem adquirir o ingresso no local. A unidade da Vila Paulista está pronta, aguardando uma vistoria do MDS, prevista para o dia 25 de fevereiro. Desta vistoria depende a autorização para o início do funcionamento, que deverá ocorrer em março.

Conforme Bazei, o programa em Toledo tem uma tradição de qualidade, mas a expectativa neste início de ano é de refeições ainda melhores, tendo em vista o programa Compra Direta, já no começo das atividades. No ano passado, por seis meses, o município arcou sozinho com os custos do programa na aquisição dos alimentos. Com o programa Compra Direta em funcionamento, diversos alimentos, de qualidade já reconhecida pelos consumidores, são adquiridos diretamente do produtor. Nesta semana os produtores fizeram os últimos ajustes para iniciar a entrega de alimentos a partir desta segunda-feira, 24.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29