Segundo o gerente regional do Sebrae, Orestes Hotz, estes projetos são as Redes Empresariais de Negócios, que têm como base os Núcleos Setoriais, os quais fazem parte de cadeias produtivas diversas.
Ressalta que o objetivo maior é buscar uma integração que promova o desenvolvimento da América do Sul. “É importante que haja similaridade nas atividades para que os países possam se desenvolver de forma conjunta ou pelo menos de maneira mais uniforme. E projetos bem sucedidos como é o Caso do Empreender, com certeza contribuirão para o crescimento das micro e pequenas empresas nestes países”, comenta.
CACB
De acordo com a consultora Aline Fogolin, da CACB, em 2007 a confederação iniciou o trabalho para disseminar a metodologia do Empreender internacionalmente e constantemente são renovadas as parcerias e convênios.
No ano passado, a CACB e Sebrae Nacional firmaram acordo e foi realizado todo o trabalho inicial de preparação e estudos nestes países, com elaboração de diagnóstico, aplicação da metodologia do Empreender e visitas técnicas. Na sequência, foram escolhidos os países Peru, Bolívia e Colômbia. “Após a seleção, foi feita sensibilização dos presidentes e executivos, que vieram a Santa Catarina em julho, e agora a etapa é de preparação dos facilitadores que conduzirão os trabalhos”, explica.
Conforme a consultora da CACB, as atividades do Empreender no Paraná são um modelo na aplicação de metodologias em projetos de desenvolvimento e apoio a micro e pequenas empresas. “Toledo é uma referência, com ações de sucesso já divulgadas e conhecidas para as demais associações da CACB e o grupo veio conhecer o trabalho dos Núcleos, conversar com empresários e assim poderão comprovar que a aplicação da metodologia faz toda a diferença nas empresas”, afirma.
Oneida Flores Peña, da Confederação das Câmaras de Comércio da Colômbia, comentou que o trabalho será iniciado em quatro Núcleos de quatro Câmaras. “Estamos muito interessados em aprender como funciona este processo e ficamos admirados com os avanços conseguidos com estes grupos no Brasil”, frisa.
Para o presidente da Acit, Edésio Reichert, é muito importante promover ações de integração para desenvolver os demais países da América do Sul. “É interessante que haja ações para a melhoria dos negócios nestes países e para a Acit a visita do grupo representa um reconhecimento ao trabalho realizado. É uma troca positiva”, ressalta.
Da Assessoria
GERAL
Acit recebe comitiva de países da América do Sul
Os consultores, oriundos do Peru, Colômbia, Argentina, Paraguai e Bolívia, estão participando de capacitação para atuar em projeto similar ao Empreender - desenvolvido no Brasil em parceria entre CACB, Sebrae e Associações Comerciais - em seus países de origem. A CACB está disseminando a metodologia do Programa Empreender na Colômbia, Bolívia e Peru e o Sebrae coordena o trabalho para a Argentina e Paraguai.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados