São esperados 1.650 participantes nas provas organizadas pelo Sesc-PR – com o apoio da Itaipu, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PNI e da Prefeitura de Foz. A largada acontecerá no Mirante do Vertedouro da Itaipu. Atletas do pelotão de elite feminino partirão às 6h40; o grupo de elite masculino largará às 7 horas. Os corredores serão acompanhados por dois veículos elétricos da Itaipu, carros-madrinha do evento.
Na área interna da usina, os atletas terão que cumprir um percurso de 5.500 metros, do total de 42.195 metros da prova. Até 2011, o trecho percorrido na área interna da hidrelétrica era de 3.000 metros. Agora, com a saída do Mirante do Vertedouro, e não mais do Mirante Central, os atletas passarão mais próximo à barragem e seguirão até a barreira de controle de entrada e saída da margem esquerda de Itaipu.
Segundo Ivo Kleber Felde, da equipe do Sesc-PR organizadora da maratona, o aumento do trecho na Itaipu garante mais segurança e melhora a logística da prova. Da usina, os participantes seguem reto pelas avenidas Tancredo Neves e Juscelino Kubistchek, até a esquina com a Avenida República Argentina. De lá, o batalhão seguirá pelas avenidas Brasil, Jorge Schimmelpfeng e das Cataratas, até o PNI. Antes da mudança, os corredores faziam uma conversão próxima ao Sesc, na Tancredo Neves. A chegada permanece no Porto Canoas, no interior do parque.
Bastão
A segunda inovação da 6ª Maratona é o revezamento de duplas masculinas, femininas ou mistas e para atletas com deficiência. Também está prevista a corrida de 11,5 Km, com início na portaria do PNI.
O padrinho da prova será, mais uma vez, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Os dados sobre o pelotão de elite ainda não foram divulgados, mas historicamente a maratona costuma atrair atletas de renome internacional. Em 2011, os primeiros a cruzar a linha de chegada foram os quenianos Sammy Kibet Rotich (elite masculino), com o tempo de 2h19min32s, e Ednah Mukhwana (elite feminino), com 2h47min51s.
Público
Em Itaipu, oito ônibus farão o transporte de atletas e das equipes de apoio entre a Barreira de Controle e o Mirante Central, a partir das 5 horas da manhã. Veículos particulares poderão ser deixados no estacionamento da Central de Cadastramento (lado esquerdo da Barreira). O público que quiser acompanhar a prova terá a opção de ver os atletas nas áreas externas ou o trecho final da maratona no Parque Nacional do Iguaçu.
O acesso para torcedores, convidados e familiares dos atletas, será permitido no Parque das 6h às 7h, pelo portão de serviços. Os veículos particulares deverão ser deixados no estacionamento superior do Centro de Visitantes. As Cataratas serão liberadas para visitação normal às 10h, com fechamento das bilheterias prorrogado para uma hora a mais, às 18h.
Da Assessoria
ESPORTES
6ª edição da Maratona Internacional tem novo percurso na Itaipu
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu chega à sexta edição, neste domingo (30), com duas novidades em relação aos eventos anteriores: a ampliação de dois quilômetros do percurso dentro da usina de Itaipu, local da largada dos atletas até o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), e a corrida de revezamento para duplas.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica