Com 316 páginas, a obra tem como organizadora a professora e poetisa Edy das Graças Braun, presidente da entidade e fundadora da Cadeira nº 11 da ALT. A capa e arte final é da poetisa Valquíria Montemor e revisão da poetisa Helga Ivoní Viezzer, fundadora da Cadeira nº 8, da ALT.
O prefácio é da professora Bety Calleya Barth e o posfácio da bibliotecária Nancy Futagami, diretora da Biblioteca Pública Municipal, ambas madrinhas do clube. A “orelha” do livro é da secretaria municipal da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo, Rosângela Reche de Souza.
O segundo lançamento está previsto para o dia 18 de outubro, às 19h30, no hall do Teatro Municipal. Na oportunidade, a professora e poetisa Juraide Fátima Alves Rodrigues, fundadora da Cadeira nº 20 e segunda secretária da ALT, estará autografando a sua terceira obra individual, o livro “Chuva de Luzes”.
Com 62 páginas, o livro traz poemas sobre diversos temas, com prefácio da professora e poetisa Edy das Graças Braun e posfácio da professora Isolti Marli Cossetin Ebbres.
No dia oito de novembro, às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal, na Praça Willy Barth, acontecerá o lançamento do livro “Matemática Básica - Experiência realizada com a 5ª série do Ensino Fundamental”, do professor e escritor Miguel Campos Sepúlveda, fundador da Cadeira nº 9 e orador da ALT.
Com 170 páginas, o livro trata da educação, com enfoque no ensino da matemática e é a segunda obra individual do autor. A primeira foi “Tempo de Semear: Cultivando valores no campo da educação”.
Finalmente no dia 30 de novembro, às 19h30, no hall do Teatro Municipal, será lançada a obra “Um Coração Valente – A história do padre Antônio Patui e fatos da colonização do Oeste do Paraná”, do escritor e historiador Vítor Beal, fundador da Cadeira nº 6 e conselheiro de Ética titular da ALT.
Com 350 páginas, o livro resgata a história de Toledo e região, a partir do trabalho religioso e comunitário do padre Antônio Patuí no processo de colonização do município e na assistência aos pioneiros. A primeira obra do autor foi “Tempo de Heróis”, em duas edições.
Todas as obras são da Imagem – Gráfica e Editora, de Toledo, que está apostando no crescimento da literatura local e regional e oferecendo condições facilitadas aos autores toledanos.
Após o lançamento, os livros estarão disponíveis para venda com os autores e nas principais livrarias de Toledo e região, por valores que vão de 20 a 35 reais o exemplar.
Desde 1968, quando o escritor e historiador Oscar Silva e o poeta Luiz Carlos Salamí lançaram os primeiros livros da história literária de Toledo, as obras editadas no município somam cerca de 200, o que dá a média de pouco menos de cinco publicações por ano, na sua maioria dos gêneros poesia, crônica, conto e história.
Da Assessoria
CULTURA
Autores toledanos lançam quatro novos livros ainda em 2012
Escritores e poetas toledanos, integrantes da Academia de Letras de Toledo (ALT) e/ou do Clube de Poesia de Toledo, estarão lançando quatro novos livros nos meses de outubro e novembro de 2012. O primeiro lançamento, com sessão de autógrafos, acontece no dia cinco de outubro, sexta-feira, às 19h30, na Casa Toledo. Será a obra “Antologia Poética 1”, do Clube da Poesia, reunindo 220 poemas de 28 poetas associados e convidados.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica