O balanço, de um ano de atividades, foi feito, nesta semana, durante a XXII Convenção Anual da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu. Na oportunidade, foram apresentados três cases de sucesso, mostrando a transformação pela qual as regiões passam.
Cerca de 7,5 mil pequenos empreendimentos foram atendidos pelo Sebrae/PR que, junto com mais de 15 entidades empresariais e poder público, trabalha pela dinamização do ambiente empresarial das quatro regiões.
Juntas, Vale da Ribeira, Paraná Centro, Norte Pioneiro e Cantuquiriguaçu, reúnem 74 municípios, aproximadamente 1 milhão de habitantes e cerca de 30 mil pequenos empreendimentos.
Os empreendedores e empresários dos Territórios da Cidadania receberam orientações, consultorias individuais e coletivas, cursos, palestras, e conceitos sobre a importância da inovação nas empresas.
Outro resultado positivo foi a municipalização do Estatuto Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Setenta dos 74 municípios já implantaram a legislação que contém regras que beneficiam as micro e pequenas empresas, com menos tributos e menos burocracia.
“Há um ano, aqui também na convenção da Faciap, formávamos uma coalização em favor dessas regiões. Os resultados conquistados só foram possíveis porque as entidades parceiras trabalharam juntas”, disse Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Allan Costa citou o exemplo de Bom Sucesso do Sul, pequeno município do sudoeste do Paraná que, apesar de não estar localizado em um Território da Cidadania, vem melhorando ano a ano sua performance, com a ajuda do Sebrae/PR.
“Levamos o Empretec (programa realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas que trabalha as características empreendedoras), levamos nossas consultorias especializadas e conceitos de empreendedorismo para as escolas. Em quatro anos, Bom Sucesso do Sul já registrou 60% de aumento na renda per capita, melhoria em 52% da massa salarial, crescimento de 42% no número de empregos e de 35% no número de empresas registradas.”
Para o diretor-superintendente, trabalho semelhante pode ser desenvolvido nos Territórios da Cidadania.
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, citou outras ações de impacto que têm feito a diferença no último ano nas regiões. Dentre as quais um projeto voltado para a produção de cafés especiais no norte pioneiro paranaense; a produção de hortaliças em Ribeirão Claro e nos municípios do Cantuquiriguaçu, este também com vocação para a produção leiteira; e o atendimento às cooperativas do Paraná Centro e Vale da Ribeira.
“A desigualdade precisa ser vencida. Queremos prosperidade em todos os territórios”, afirmou Agostini. Segundo o diretor do Sebrae/PR, é preciso criar inovações, ações empreendedoras, promover transformações econômicas e sociais. “As micro e pequenas empresas fazem parte dessa solução. Em um ano, conseguimos muitos avanços”, classificou.
Territórios
Fazem parte da região Paraná Centro: Altamira do Paraná; Boa Ventura de São Roque; Campina do Simão; Cândido de Abreu; Guarapuava; Iretama; Laranjal; Manoel Ribas; Mato Rico; Nova Cantu; Nova Tebas; Palmital; Pitanga; Rio Branco do Ivaí; Roncador; Rosário do Ivaí; Santa Maria do Oeste; e Turvo.
Adrianópolis; Bocaiúva do Sul; Cerro Azul; Doutor Ulysses; Itaperuçu; Rio Branco do Sul; e Tunas do Paraná formam o Vale da Ribeira.
O Território da Cantuquiriguaçu engloba os municípios de Campo Bonito; Candói; Cantagalo; Catanduvas; Diamante do Sul; Espigão Alto do Iguaçu; Foz do Jordão; Goioxim; Guaraniaçu; Ibema; Laranjeiras do Sul; Marquinho; Nova Laranjeiras; Pinhão; Porto Barreiro; Quedas do Iguaçu; Reserva do Iguaçu; Rio Bonito do Iguaçu; Três Barras do Paraná; e Virmond.
E o Norte Pioneiro: Abatiá; Carlópolis; Congonhinhas; Conselheiro Mairinck; Guapirama; Ibaiti; Jaboti; Jacarezinho; Japira; Joaquim Távora; Jundiaí do Sul; Nova Fátima; Nova Santa Bárbara; Pinhalão; Quatinguá; Ribeirão Claro; Ribeirão do Pinhal; Salto do Itararé; Santa Amélia; Santa Cecília do Pavão; Santana do Itararé; Santo Antonio da Platina; Santo Antonio do Paraíso; São Jerônimo da Serra; São José da Boa Vista; Sapopema; Siqueira Campos; Tomazina; e Wenceslau Braz.
Parceiros
São parceiros no Projeto Territórios da Cidadania, uma iniciativa estimulada pelo governo federal, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM); Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Agência de Fomento do Paraná; Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal; Centro de Integração Tecnologia do Paraná (Citpar); Sistema de Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná (Sicoob-PR); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampepar); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Paraná (Senar-PR); e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Da Assessoria
GERAL
Municípios com baixo desenvolvimento ganham dinamismo empresarial no PR
O Sebrae/PR já levou soluções para 25% das micro e pequenas empresas dos municípios paranaenses do Vale da Ribeira; Paraná Centro; Norte Pioneiro; e Cantuquiriguaçu, regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE) que formam os chamados Territórios da Cidadania.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica