1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo terá circuito gastronômico no segundo semestre

Para aprimorar o setor gastronômico, os Empresários integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), estão recebendo consultorias dos profissionais convidados da Agência G3 - Gastronomia, de Curitiba, Nelson de Castro Neto e Thiago Henrique Lopes. A proposta final é realizar um circuito gastronômico no segundo semestre deste ano. Nesta semana, Neto e Lopes acompanharam o trabalho in loco nas empresas, observando a linha de produção de cada empreendimento para sugerir melhorias para serem tomadas as decisões estratégias sobre a formatação do circuito gastronômico.

 

22/01/2011 - 16:49


As consultorias são concluídas no próximo sábado (29). Neste sábado (22), os profissionais estiveram na empresa ‘Pastelaria Bom Sabor’.

Neto e Lopes explicaram que, no ano passado, coletaram dados nas empresas para dar início ao diagnóstico. Nas visitas, que seguem até a próxima semana, serão analisados: o fluxo do trabalho na empresa, como é o funcionamento na cozinha até a distribuição dos produtos ao cliente. “O diagnóstico já foi realizado na metade das empresas. A nossa intenção é contribuir com as empresas de modo que elas consigam trabalhar em conjunto no circuito gastronômico. Estamos buscando informações para formularmos ideias para que as empresas no circuito tenham os mesmos objetivos”. Neto e Lopes ainda comentam que todas as empresas visitadas apresentam detalhes de mudanças que os profissionais podem fazer considerações em caráter de sugestão e cabe o empreendedor avaliar e aceitar ou não a opinião.

Para eles, todas as condições são favoráveis para a realização do circuito. “A sugestão talvez seja a participação em uma feira e, simultaneamente, o prato ser servido durante este período no estabelecimento. As empresas têm criatividade, iniciativa e as condições são positivas. Tanto que os colaboradores que estão dentro dos estabelecimentos no salão ou na cozinha, como o gestor deste empreendimento, estão envolvidos no processo. 50% é produção e distribuição, os outros 50% é iniciativa do próprio colaborador e do gestor. É neste iniciativa que todos estão envolvidos”.

Empresa

Uma das sócias da empresa ‘Pastelaria Bom Sabor', Sheila Melo, explica que a cada ano o Núcleo faz o planejamento estratégico e encaixam consultorias, dependendo do foco. “Em 2011, contratamos as consultorias para gestão, gastronomia e atendimento. No mês de novembro do ano passado, os profissionais fizeram um levantamento, imagens e estudaram e, agora eles retornam. O maior reflexo é para o cliente”. Ela ainda acrescentou que as 15 empresas participantes do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo, anualmente, realizam consultorias. O objetivo é melhor o processo, principalmente de gestão de gastronomia. São técnicas para inovar o negócio, isto possibilita desenvolver pratos, melhorar o fluxo da cozinha, entre outros. A equipe da empresa ‘Bom Pastel’ de Toledo participa do Núcleo Gastronômico há cinco anos com o Certificado do Selo de Qualidade.

Sem nome %281144 x 250 px%29