Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Convenção Faciap é sucesso de público

Terminou na terça-feira (02), a XXII edição da Convenção Anual da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. O evento reuniu mais de mil representantes do Associativismo de todo o estado no Mabu Thermas & Resort. Abrindo o evento, no dia 30, o presidente da Federação, Rainer Zielasko, foi aplaudido ao relembrar que hoje é possível aperfeiçoar empresas com juros mais baixos.

03/10/2012 - 13:54


"Trata-se de uma rota virtuosa da economia: a maior competitividade traz mais empregos, mais renda e consequentemente geramos mais tributos. Podemos assim sonhar com um Brasil cada vez melhor", enfatizou em seu discurso.
Estiveram presentes na abertura da Convenção a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que também representou a presidente Dilma Rousseff, e o ministro das Comunicações Paulo Bernardo. Gleisi apresentou uma perspectiva de crescimento do Brasil, mesmo após ultrapassar crises econômicas. "Hoje temos uma taxa de juro real baixa com inflação dentro dos limites da meta nacional", afirmou.
Ela destacou que o Governo promove também iniciativas voltadas à micro e pequena empresa: "o programa de incentivos fiscais ao microemoreendedor individual aumentou, como o valor do teto, que passou para o R$60 mil. A desoneração da folha de pagamento atingiu diversos setores e permitiu ampliar a competitividade das empresas. É preciso desonerar os custos de quem agrega valor. Essas são algumas contribuições fundamentais para acelerar nosso desenvolvimento com estabilidade monetária", finalizou a ministra.
A solenidade magna de abertura, no dia 1º de outubro, teve a presença de autoridades e foi recheada de discursos de otimismo quanto ao cenário econômico e em desenvolvimento nos setores de empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.
A mesa de honra foi composta pelo presidente Rainer Zielasko; prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; e representando o governador do Paraná, Beto Richa, o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni. E, ainda, por Jefferson Nogaroli (Sebrae/PR); Ardisson Naim Akel (Faciap); José Paulo Dornelles Cairoli (CACB); Areovaldo Figueiredo (Correios); João Paulo Koslovski (Ocepar); Allan Marcelo de Campos Costa (Sebrae/PR); Juraci Barbosa Sobrinho (Fomento Paraná); Roni Carlos Temp (ACIFI); Alfredo Panella (Sancor Seguros), Avani Tortatto (CNME), Maria Salette Rodrigues de Melo (CEME/PR) e Nivaldo Assis Pagliari (BRDE).
Para José Paulo Dornelles Cairoli, da CACB, “não há nada melhor para as micros e pequenas empresas do que as associações comerciais e industriais. Estamos contentes com o crescimento que os empresários estão tendo com as reduções dos gargalos que os impediam de crescer, com a desoneração da folha de pagamento e a redução de tarifas de energia elétrica”, comentou.
Base Centralizadora - No início deste ano, a Federação criou a Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF). E o sucesso do próprio Banco de Dados Estadual, implantado a partir de convênios com o SPC Brasil e Serasa Experian, veio rápido e hoje é utilizado em 219 entidades, representando 87% do total das ACEs do estado.
Para debater esse assunto, participaram na manhã da terça-feira (02), da plenária “Sustentabilidade de Produtos e Serviços do Sistema da Faciap”, o presidente da Faciap, Rainer Zielasko; Márcio José Vieira, superintendente da Faciap; Edson de Araújo Filho, coordenador da BCF; Khaled Nakka, vice-presidente para Assuntos de Novos Serviços da Faciap; Ardson Lelis Costa e Silva, executivo da ACITEL; Marcel Sarturi, executivo da ACIT; e o superintendente da Serasa Experian, Rafael Pebè.
“O ponto forte do BCF é que é um produto com dois bureau (SPC e Serasa) e é, hoje, o melhor produto do mercado”, destacou Marcel Sarturi, executivo da ACIT. Já Edson de Araújo Filho, coordenador da BCF, lembrou que o sistema já está instalado em todas as regiões do estado. “Esse é um trabalho que, com certeza, vai render ainda muitos trunfos para as entidades”, acredita.
Territórios da Cidadania - O programa, desenvolvido por 15 entidades e em forma de cooperativismo nas regiões Paraná Centro, Norte Pioneiro, Vale do Ribeira e Cantuquiriguaçu, apresentado na manhã da segunda-feira (1º), revelou ser uma importante ferramenta na busca de elevar a qualidade de vida dos paranaenses.
Participaram da plenária “Territórios da Cidadania – Trabalhando pela Inclusão Produtiva no Paraná”, o superintendente do Sebrae Paraná, Alan Marcelo de Campos Costa; e o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Agostini. Para falar das cooperativas foram convidados o engenheiro agrônomo João Danguy, da Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (COOPAFI) de Cantuquiriguaçu; Luiz Fernando Leite, da Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP); e Luci de Fátima Goulart, dos Produtores de Maracujá de Nova Tebas (Cooperativama).
“Nós achamos inadmissível que existam no Paraná 74 municípios nas regiões Paraná Centro, Norte Pioneiro, Vele do Ribeira e Cantuquiriguaçu com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional”, destacou Julio Agostini. “Até o momento o programa já apresentou resultados significativos, mas precisamos intensificar esforços para gerar e fixar renda nessas regiões”, completou.
Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs) - Fundamentais na democratização de créditos, as SGCs prestam assessorias e garantias exigidas pelas financeiras às micro e pequenas empresas do Paraná. Na manhã da segunda-feira (1º), o assunto foi amplamente debatida durante a plenária “As Sociedades Garantidoras de Créditos como instrumento de desenvolvimento”, com a participação de representantes do Sebrae, Garantioeste, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fomento Paraná, Sicoob e Banco Regional do Extremo Oeste do Paraná (BRDE).
Empreendedorismo e política - Os palestrantes Amália Sina, presidente da Sina Cosméticos, e Laércio Consentino, da TOTVS, narram a própria história e injetaram ânimo e espírito empreendedor nos participantes da Convenção. Empresários bem sucedidos no meio coorporativo, eles revelam que o sucesso está diretamente ligado a alguns conceitos como inovação, determinação, relacionamento interpessoal e amor.
“Sucesso não significa felicidade. Você pode até ter amor sem sucesso, mas nunca sucesso sem amor”, enfatizou Amália.
Já a TOTVS é a maior empresa de softwares do Brasil, está presente em 23 países, foi eleita pela revista Exame como a melhor Empresa do Brasil em 2011 e, neste mesmo ano, faturou R$ 1,3 bilhões. E qual é o segredo de tudo isso? Laércio Consentino diz que é preciso aproveitar as janelas, as oportunidades. “Quando todo mundo tem a mesma coisa (produto), a diferença está nas pessoas”, acredita.
Segundo ele, “a gente precisa gerar valor em tudo o que faz, mas, principalmente, gerar percepção naquilo que faz para que você consiga ter uma história de sucesso”. E a da TOTVS tem mais de 27 anos.
Quando Bill Gates lançou a Microsoft e disse que um dia cada residência teria um PC, Laércio percebeu aí o seu principal nicho de mercado. “Se cada casa terá um computador, as empresas terão milhares. E foi aí que começamos a criar softwares empresariais”, contou. “Hoje a empresa está vivendo uma nova fase: a da globalização da marca”, completou.
O jornalista da Record News, Heródoto Barbeiro, traçou um perfil da política nacional e internacional. Segundo ele, a palavra de ordem para coordenar uma economia infinita em um planeta finito é repensar. “Repensar e medir a riqueza, a produtividade e a propriedade física e intelectual leva a uma economia de limite”, pontuou.
Eleição - Finalizando o evento, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a eleição da nova diretoria da Faciap para o próximo biênio. Rainer Zielasko se mantém à frente do Conselho de Administração e o empresário Ardisson Naim Akel, na presidência do Conselho Superior.

Da Assessoria

Anuncio gene 2