Em Toledo, o então Bispo da Diocese de Toledo, Dom Francisco Carlos Bach (agora transferido para a Diocese de São José dos Pinhais) repercutiu o posicionamento da CNBB. Ele elencou quatro aspectos indispensáveis que o eleitor deve pensar na hora de votar no próximo domingo. O primeiro é, justamente, que a importância das pessoas exercerem o direito do voto. Mesmo para aqueles que não precisam votar, mas estão aptos - como os eleitores que tem entre 16 e 18 anos e aqueles que tem acima de 70 anos não são obrigados a votar - a Igreja pede que votem. "Nós produzimos a história do futuro e a ausência do nosso voto constitui-se um elemento negativo no grande direito que temos de escolhermos os nossos representantes", comenta.
O segundo ponto atenta na escolha de candidatos honestos. A Lei da Ficha Limpa (135/2010) e a lei que combate a compra de votos (9840/1999), ambas que nasceram da mobilização popular, já estão em vigor, e são comemoradas no comunicado da Igreja, assim como pelo Bispo. "São instrumentos eficientes. Quantos candidatos foram barrados na ficha limpa, porque quem não é justo na arte do governo, quem se corrompe ao entrar no campo do dinheiro, infelizmente, outros valores não possuem", enfatizou. "Antes mesmo de julgar a pessoa em si, julga-se a objetividade do fato. Um corrupto não merece o nosso voto", reforçou.
O terceiro aspecto comentado foi a prática de compra de votos. Dom Francisco Bach repudia esta e qualquer tipo de atividade semelhante. Ele ainda pede que o eleitor que for coagido a vender o seu voto que denuncie o autor do ilícito. "O eleitor tem a obrigação moral de estar vigilante para denunciar junto aos órgãos responsáveis, ao MP e outros órgãos todos os fatos que sejam incoerentes, compra de voto e outras atitudes, o eleitor tem a obrigação moral de denunciar", pede.
O tópico seguinte foi sobre a conseqüência gerada pelo voto, a vitória de um dos candidatos. Segundo o Bispo,o eleitor tem obrigação de ficar atento com a conduta que o representante eleito vai ter em seu cargo, pelos próximos quatro anos de mandado. "É preciso acompanhar futuramente o trabalho do candidato eleito. Exigir que seja coerente com aquilo que prometeu em campanha, levar em conta as suas palavras, exigindo atitudes e ética", explica. "Em uma democracia o poder está no povo e não naqueles que estão a frente. Nós apenas por um determinado tempo transferimos a responsabilidade para eles de nos conduzirem, mas na verdade sempre nós que continuamos com o poder e opção de escolha", reitera.
Por último, Dom Francisco Bach faz um apelo para quem participa da corrida eleitoral, seja trabalhando em campanhas ou pedindo votos para seus candidatos favoritos. Ele lembra que eleição não é uma guerra e o adversário político não é um inimigo. Terminada as votações todos os envolvidos devem acima de tudo, trabalhar pelo bem comum. "Os adversários políticos tem que tentar, do melhor modo possível, colocar os seus objetivos, os planos de governo. Mas ao terminar a votação, o nosso grande apelo, é para que todos aqueles que entraram na disputa eleitoral lembrem-se que foram adversários, mas não são inimigos", conclui.
Por Maurício de Olinda
POLÍTICA
Igreja Católica pede sociedade participativa e voto consciente no domingo, afirma Dom Francisco Bach
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota pedindo aos seus fieis que exerçam o direito de votar nas próximas eleições municipais que vão ocorrer no dia 07 de outubro, domingo. A mensagem procura lembrar para os eleitores católicos que fiquem atentos contra compra de votos e candidatos corruptos. A Igreja se colocou a favor dos políticos que "corroboram com o verdadeiro sentido da atividade pública", portanto "louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem estar da nação".
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica