1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Meio Ambiente: Usina de reciclagem de lixo quase pronta

O Município de Assis Chateaubriand prepara geração de renda e bem estar da população

08/10/2010 - 12:43


A estrutura física do projeto de reciclagem do lixo coletado em Assis Chateaubriand está quase pronta.  O projeto vai separar os rejeitos para reaproveitamento ou produção de adubo orgânico e, principalmente gerar renda para muitas famílias. A usina de reciclagem  deve entrar em funcionamento em janeiro de 2011. O barracão de 600 metros quadrados entrou na fase final de construção, assim como também um prédio ao lado, com banheiros, refeitório, vestiários e sala de administração da ACR, Associação dos Catadores de Papel de Assis.

Os associados da ACR trabalharão no local, na separação do lixo, de onde farão a seleção de recicláveis para a venda. A prefeitura irá fornecer café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de um ônibus para o transporte até o local de trabalho. O governo municipal deverá manter também um funcionário na usina para coordenar os serviços dos recicladores.

 A Administração providenciou a aquisição de duas máquinas para a prensagem de recicláveis para facilitar o envio do material coletado até às empresas que fazem a compra destes aproveitamentos. A renda da venda dos recicláveis será administrada e distribuída entre os trabalhadores. A usina terá, no início, 38 trabalhadores.

Separação

A população contribuirá com a separação dos tipos de lixo em três formas, o lixo orgânico (cozinha), folhas e principalmente, grama; o seco ou reciclável (que pode ser reutilizado), restos de madeira e o lixo de banheiro, que não serve para nada (rejeito). Assis Chateaubriand tem aproximadamente 33 mil habitantes gerando 700 gramas/dia por habitantes, o que gera um total de 24 toneladas/dia, sendo 30% constituído de material orgânico. O restante é  quase tudo reciclável.

 

Texto e Imagem da Assessoria de Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29