Segundo o atual líder do grupo, professor Nyamien Yahaut Sebastien, o Gerpel surgiu com o objetivo de atender as resoluções da Universidade e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele diz que este é um dos primeiros grupos de pesquisa do Campus de Toledo e que hoje a equipe é composta por 39 pessoas, sendo dez professores, dez técnicos, 14 estagiários e 15 alunos bolsistas.
Nyamien ressalta que antes deste grupo existir oficialmente, algumas pesquisas e prestações de serviços ligados ao curso de Engenharia de Pesca, como “Marcação de peixes” e “Ovos e larvas”, já estavam sendo realizadas. A partir destes projetos, as atividades do grupo foram crescendo. Hoje o Gerpel participa de concorrências públicas para prestação de serviços, “o que traz um valor significativo de recursos financeiros para nosso grupo”, afirma Nyamien.
Assim, o professor esclarece que o Gerpel funciona de forma auto-suficiente. O dinheiro para realização dos estudos é oriundo destes serviços que são prestados às empresas. “Desenvolvemos trabalhos com a Tractebel Energia S.A, Itaipu Binacional, Copel, Furnas/Eletrobrás, entre outras”, comenta.
Estágios
Atualmente o Gerpel oferece estágios aos acadêmicos de todas as instituições superiores de Toledo, da região e do País. Segundo o professor toda a comunidade sai ganhando com um grupo de pesquisas igual a este, pois através de estudos se obtêm diversos benefícios que atingem toda sociedade. “Um dos trabalhos que realizamos é fazer avaliações da qualidade da água, e isso influencia e beneficia toda população”, comenta.
Prestação de serviços
No momento, o grupo oferece as seguintes prestações de serviços: Monitoramento Ictiofaunístico de Rios e Reservatórios; Análises Limnológicas e de Qualidade de água; Estudo de ovos e larvas de peixes; Projetos de recuperação de ambientes aquáticos degradados; Levantamentos e monitoramentos ictiofaunistíco de riachos e rios.
Da Assessoria
GERAL
Grupo Gerpel atua há mais de 10 anos na região
O Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (Gerpel) criado em 2001, e vinculado ao Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem como finalidade desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Biológicas, englobando todas as questões inerentes a Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores, Ecologia de Ecossistemas, Fatores Abióticos de Águas Interiores (Limnologia), Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica