Para a coordenadora do CAPS-AD, Janete Rodrigues Welter, a intenção é atualizar as informações sobre estes pacientes junto à unidade de saúde. “A maioria deles já fizeram esses exames, entretanto, alguns já não tem mais validade porque aconteceu há muito tempo, outros perderam, por isso se faz necessária uma nova coleta”, explicou.
Em Toledo, além do CAPS-AD que desenvolve trabalhos junto aos dependentes químicos, o departamento de Saúde Mental conta com o Ambulatório de Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Jorge Nisside “Lugar Possível” – CAPS II.
No CAPS-II, o objetivo é a reinserção familiar e social, através das oficinas terapêuticas, atendimento individual e em grupo, utilizando a rede assistencial governamental e não governamental, promovendo a integração social e autonomia dos usuários.
Dentre as ações desta unidade destacam-se as oficinas de ética e cidadania, reciclagem, arte com fio, bordado e fuxico, sabonete, esporte, saúde e medicação, “decoupage” e papietagem, artesanato e crochê e culinária. O CAPS II não atende a livre demanda, sendo necessário o prévio encaminhamento de um médico, psicólogo ou assistente social de outras instituições.
O Ambulatório de Saúde Mental funciona anexo a Secretaria Municipal de Saúde presta um serviço diferenciado à comunidade. Além das consultas individuais, ocorrem também os atendimentos em grupo, sendo que vários deles são multidisciplinares abrangendo opiniões de profissionais de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Já os atendimentos psiquiátricos e neurológicos acontecem mediante apresentação, pelo paciente, de encaminhamento médico. Os atendimentos na área de enfermagem e serviço social podem ser procurados por demanda livre. O mesmo sistema vale para psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.
O acolhimento dos pacientes acontece de segunda a quinta-feira, em horários definidos pelo ambulatório de Saúde Mental e devem ser agendados com antecedência.
Da Assessoria - Toledo
SAÚDE
Coleta de exames marca Dia Mundial da Saúde Mental em Toledo
Na próxima terça-feira (09), o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas – CAPS-AD, realizará coleta de material para exames de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece no dia 10 de outubro, e será realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica