Para a coordenadora do CAPS-AD, Janete Rodrigues Welter, a intenção é atualizar as informações sobre estes pacientes junto à unidade de saúde. “A maioria deles já fizeram esses exames, entretanto, alguns já não tem mais validade porque aconteceu há muito tempo, outros perderam, por isso se faz necessária uma nova coleta”, explicou.
Em Toledo, além do CAPS-AD que desenvolve trabalhos junto aos dependentes químicos, o departamento de Saúde Mental conta com o Ambulatório de Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Jorge Nisside “Lugar Possível” – CAPS II.
No CAPS-II, o objetivo é a reinserção familiar e social, através das oficinas terapêuticas, atendimento individual e em grupo, utilizando a rede assistencial governamental e não governamental, promovendo a integração social e autonomia dos usuários.
Dentre as ações desta unidade destacam-se as oficinas de ética e cidadania, reciclagem, arte com fio, bordado e fuxico, sabonete, esporte, saúde e medicação, “decoupage” e papietagem, artesanato e crochê e culinária. O CAPS II não atende a livre demanda, sendo necessário o prévio encaminhamento de um médico, psicólogo ou assistente social de outras instituições.
O Ambulatório de Saúde Mental funciona anexo a Secretaria Municipal de Saúde presta um serviço diferenciado à comunidade. Além das consultas individuais, ocorrem também os atendimentos em grupo, sendo que vários deles são multidisciplinares abrangendo opiniões de profissionais de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Já os atendimentos psiquiátricos e neurológicos acontecem mediante apresentação, pelo paciente, de encaminhamento médico. Os atendimentos na área de enfermagem e serviço social podem ser procurados por demanda livre. O mesmo sistema vale para psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.
O acolhimento dos pacientes acontece de segunda a quinta-feira, em horários definidos pelo ambulatório de Saúde Mental e devem ser agendados com antecedência.
Da Assessoria - Toledo
SAÚDE
Coleta de exames marca Dia Mundial da Saúde Mental em Toledo
Na próxima terça-feira (09), o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas – CAPS-AD, realizará coleta de material para exames de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece no dia 10 de outubro, e será realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


