Para a coordenadora do CAPS-AD, Janete Rodrigues Welter, a intenção é atualizar as informações sobre estes pacientes junto à unidade de saúde. “A maioria deles já fizeram esses exames, entretanto, alguns já não tem mais validade porque aconteceu há muito tempo, outros perderam, por isso se faz necessária uma nova coleta”, explicou.
Em Toledo, além do CAPS-AD que desenvolve trabalhos junto aos dependentes químicos, o departamento de Saúde Mental conta com o Ambulatório de Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Jorge Nisside “Lugar Possível” – CAPS II.
No CAPS-II, o objetivo é a reinserção familiar e social, através das oficinas terapêuticas, atendimento individual e em grupo, utilizando a rede assistencial governamental e não governamental, promovendo a integração social e autonomia dos usuários.
Dentre as ações desta unidade destacam-se as oficinas de ética e cidadania, reciclagem, arte com fio, bordado e fuxico, sabonete, esporte, saúde e medicação, “decoupage” e papietagem, artesanato e crochê e culinária. O CAPS II não atende a livre demanda, sendo necessário o prévio encaminhamento de um médico, psicólogo ou assistente social de outras instituições.
O Ambulatório de Saúde Mental funciona anexo a Secretaria Municipal de Saúde presta um serviço diferenciado à comunidade. Além das consultas individuais, ocorrem também os atendimentos em grupo, sendo que vários deles são multidisciplinares abrangendo opiniões de profissionais de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Já os atendimentos psiquiátricos e neurológicos acontecem mediante apresentação, pelo paciente, de encaminhamento médico. Os atendimentos na área de enfermagem e serviço social podem ser procurados por demanda livre. O mesmo sistema vale para psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.
O acolhimento dos pacientes acontece de segunda a quinta-feira, em horários definidos pelo ambulatório de Saúde Mental e devem ser agendados com antecedência.
Da Assessoria - Toledo
SAÚDE
Coleta de exames marca Dia Mundial da Saúde Mental em Toledo
Na próxima terça-feira (09), o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas – CAPS-AD, realizará coleta de material para exames de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece no dia 10 de outubro, e será realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



